A CPL Import (Ceará Importação de Peças e Acessórios Ltda), foi homenageada pelo Governo do Ceará com o Prêmio Contribuintes 2012 como uma das maiores contribuintes de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do Estado em 2012. A entrega ocorreu em festa realizada no Serra Grande Hotel, em Tiaguá (CE), no dia 21 de fevereiro. A CPL Import é uma das empresas do Grupo R. Damásio, um dos maiores conglomerados empresariais do Piauí, com atuação nos ramos de venda de peças de motos, peças para bicicletas, ferramentarias, hotel, motéis, gráfica, jornal, além de empreendimentos imobiliários em 5 estados do País.
O Prêmio Contribuintes é uma parceria do Sistema Verdes Mares, que detém o controle do jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza, como o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual da Fazenda. A premiação em Tianguá contemplou as empresas da região Norte do Ceará (região da Serra da Ibiapaba), que concentra cidades como Sobral, Itapipoca, Camocim e Tianguá, dentre outras, num total de 52 municípios. Foi a 6ª edição do Prêmio – e a 6ª vez em que a empresa do Grupo R. Damásio se destaca como grande arrecadadora de ICMS e é premiada.
Na festa em Tianguá foram premiadas as dez empresas da região Norte que mais arrecadaram ICMS no Estado em 2012, as cinco maiores arrecadadoras do Sistema Simples e três entidades filantrópicas que mais contribuíram para o “Sua Nota Vale Dinheiro”, programa que visa o combate à sonegação de impostos e permite o reembolso do imposto pago. Participaram do evento o secretário estadual da Fazenda do Ceará, Mauro Benevides Filho, executivos do Sistema Verdes Mares e do jornal Diário do Nordeste, prefeitos da região, deputados estaduais e o ex-ministro Ciro Gomes, que proferiu palestra sobre a crise financeira mundial e seus reflexos no Brasil.
O prêmio da CPL foi recebido pelo gerente administrativo e financeiro do Grupo R. Damásio, Manoel da Cruz Xavier. “É a 6ª vez que recebemos o Prêmio Contribuintes, que para nós é um reconhecimento ao trabalho que fazemos no Estado e um importante incentivo para investirmos e ampliarmos nossos negócios”, declarou ele. O secretário da Fazenda, Mauro Filho, explicou que o Prêmio Contribuintes é uma ferramenta de estímulo ao recolhimento voluntário de impostos pelas empresas e também um reconhecimento do Estado aos maiores contribuintes. “O Prêmio é uma forma de reconhecermos a importância das empresas no processo de desenvolvimento do Estado. O recolhimento correto do ICMS é umas das formas de garantirmos esse crescimento, porque são essas empresas que investem em modernização, que geram emprego e que produzem renda”, explicou ele.
O diretor-comercial do jornal Diário do Nordeste, Rui Ceará Filho, disse que o Prêmio Contribuintes é uma iniciativa para homenagear as empresas que trabalham e geram renda, participando ativamente do desenvolvimento do Estado.
Empresa responde por 2% da arrecadação do Norte do Ceará
Há sete anos sediada na cidade do Tianguá, estado do Ceará, a CPL Import é a maior importadora de peças e acessórios para motocicletas e bicicletas da América Latina. Além de abastecer as distribuidoras do Grupo R. Damásio situadas em outros estados da federação, atende a indústrias e a médios e grandes atacadistas do setor em todo o país, através de mais de 100 representantes distribuídos em todos os estados.
A CPL Import, sozinha responde por quase 2% de todo o ICMS recolhido em 2012 por todas as empresas comerciais e de serviços dos 52 municípios da região Norte do Estado, que recolheram juntas mais de R$ 230 milhões em impostos no ano passado, segundo dados da Secretaria Estadual da Fazenda.Instalada em um amplo e moderno depósito de mais de 20 mil metros quadrados de área construída às margens da BR-222, na entrada de Tianguá, a CPL cresce a uma média de 20% ao ano em faturamento e está ampliando sua área em mais 10 mil metros quadrados com inauguração prevista para os próximos 60 dias.
China responde por 90% dos produtos importados
A empresa importa mais de 400 containers por ano, perfazendo aproximadamente 8 mil toneladas de peças e acessórios para motos e bicicletas comercializadas anualmente. Identifica seus produtos com cinco marcas próprias, registradas no Brasil e no exterior: Audax, CPL, Trilha, Dannixx e MHX Motoparts.
Em 2012, duas missões internacionais com executivos e técnicos foram enviadas à China com o objetivo primeiro de garantir rapidez e qualidade na fabricação de novos produtos para o mercado brasileiro. Neste mês de março de 2013, vinte e seis industriais chineses chegam ao Piauí e se deslocam até o Ceará para visitar a empresa.
Segundo Manoel Xavier, tão logo um novo modelo de moto é lançado, “nós já dispomos de peças de reposição com qualidade e com rapidez na entrega, o que nos dá um excelente ganho competitivo”. A CPL tem 15 mil clientes em todo o país.