Um levantamento divulgado na última quinta-feira (02/12), pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), apontou que 50,3% da malha rodoviária pavimentada no Piauí possuem algum tipo de problema e são consideradas regulares, ruins ou péssimas. Do total, 49,7% da malha são consideradas ótimas ou boas.
Foram analisadas em todo o país, 109.103 quilômetros de rodovias federais e estaduais. Esse levantamento constatou que o Estado Geral de 61,8% da malha rodoviária brasileira encontra-se classificado como Regular, Ruim ou Péssimo.
Veja os dados da pesquisa no Piauí
A Pesquisa CNT de Rodovias avalia toda a malha pavimentada das rodovias federais e principais trechos estaduais. Em 2021, foram analisados 3.446 km no Piauí, o que representa 3,2% do total pesquisado no Brasil.
1. Estado Geral: 50,3% da malha rodoviária pavimentada avaliada do estado apresenta algum tipo de problema, sendo consideradas regulares, ruins ou péssimas; e 49,7% da malha são consideradas ótimas ou boas.
2. Pavimento: 46,1% da extensão da malha rodoviária do estado avaliada apresentam problemas; 53,9% estão em condição satisfatória; e 0,3% está com o pavimento totalmente destruído.
3. Sinalização: 58,6% da extensão da malha rodoviária da região são consideradas regulares, ruins ou péssimas; 41,4%, ótimas ou boas; 4,4% da extensão está sem faixa central e 11,8% não têm faixas laterais.
4. Geometria da via (traçado): 48,0% da extensão da malha rodoviária do estado apresentam algum tipo de problema e 52,0% estão ótimas ou boas. As pistas simples predominam em 99,2%. Falta acostamento em 38,5% dos trechos avaliados e 71,6% dos trechos com curvas perigosas não têm sinalização.
5. Pontos críticos: a pesquisa identifica 118 no estado (100 trechos com buracos maior que um pneu).
6. Custo operacional: as condições do pavimento no estado geram um aumento de custo operacional do transporte de 25,9%. Isso reflete na competitividade do Brasil e no preço dos produtos.
7. Investimentos necessários: para recuperar as rodovias no Piauí, com ações emergenciais, de manutenção e de reconstrução, são necessários R$ 1,1 milhão.
8. Meio ambiente: em 2021, estima-se que haverá um consumo desnecessário de 26,6 milhões de litros de diesel devido à má qualidade do pavimento da malha rodoviária no estado. Esse desperdício custará R$ 117,28 milhões aos transportadores.
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