A 70ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), abriu suas atividades neste domingo (5) com uma programação variada. O primeiro dia do evento, que acontece no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, na saída de Teresina para Altos na BR-343, contou com shows musicais, venda de equipamentos, espaços para alimentação e seleção de animais para leilões e concursos.
A maior exposição do Norte e Nordeste mostrou diversidade nos pavilhões de animais com criadores de várias regiões do Brasil e raças de alto padrão da agropecuária. A ocupação de todos os espaços do setor de ovinos deixou Valter Alencar Neto, presidente da Associação Piauiense de Criadores de Caprinos e Ovinos (Apiccovi), entusiasmado.
No Pavilhão de Caprinos e Ovinos Oscar Castelo Branco Filho, as raças Anglo-Nubiana e Santa Inês foram as mais buscadas por pecuaristas e apreciadores da produção animal.
“Isso mostra um anseio dos criadores do Piauí desde o início da pandemia, do ótimo trabalho realizado dentro das propriedades. A função da nossa exposição é para que o produtor possa expor para todo mundo o trabalho desenvolvido na propriedade, tudo que é feito em várias regiões, principalmente no interior”, comentou Valter Alencar.
O presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ), André Nogueira, marcou presença no Pavilhão dos Bovinos. Raças como Nelore e Senepol, da Fazenda Palestina, e outras categorias de gados de corte são alguns destaques do espaço.
“Nós estamos muito satisfeitos com os resultados que a Expoapi tem trazido até agora. Começamos o primeiro dia com uma Cavalgada recorde no número de cavalos e participantes. Durante todo o dia tivemos uma grande quantidade de pessoas visitando o Parque. Nós, claro, estamos sempre preocupados com a questão da máscara e distanciamento. Acreditamos que a população entendeu o recado e veio aqui visitar esse evento, comemorar com a gente”, informou.
É a primeira vez que o pecuarista Carlos Vale participa da Expoapi. Na edição de comemoração de 70 anos do evento, ele destacou 16 animais da raça Nelore para compor a ala da Fazenda CFJ, localizada no município de José de Freitas. “Todos os criadores do Piauí, Maranhão, Ceará, Paraíba e praticamente o Nordeste inteiro, também Sul do Brasil, tem essa oportunidade de mostrar um trabalho importante. A gente percebe que a pecuária está em alta e o evento deve bater a meta dos R$ 40 milhões que já são esperados pela organização da Expoapi”, declarou.
Além do julgamento de raças de animais, a 70ª Expoapi conta com grandes leilões, provas, vaquejada, hipismo e música de qualidade. Na primeira noite, os artistas Luketta, Taty Girl e Alisson Pressão se apresentaram para um público agitado. Cantores e organizadores do evento, além de promoverem a animação, também frisaram a importância do uso da máscara facial, distanciamento e outras medidas para minimizar os riscos de contaminação pelo coronavírus.
A maquiadora Gardyelle Veras, participou do evento pela primeira vez e aprovou as atrações. “Cheguei aqui, adorei o espaço dos animais e vim para ver de perto o show da Taty Girl. Está sendo ótimo e eu vou voltar com certeza nos próximos dias”, disse.
O publicitário Marcus Vinicius Filho também elogiou a organização e a estrutura que oferece conforto e segurança aos participantes. “Desde a entrada, com a solicitação da carteira de vacinação, o espaço asfaltado, a acessibilidade, ou seja, um evento que já está sendo um sucesso. Com as excelentes atrações, tem tudo para ser a melhor Expoapi de todos os tempos”, falou.
Expoapi 70 anos
A 70ª edição seria realizada em dezembro de 2020, mas foi cancelada devido à pandemia. Neste ano, o evento – que acontece até o dia 12 de dezembro – conta com shows musicais, leilões, concursos de animais, venda de equipamentos e espaços para alimentação. A previsão é que 5.500 animais passem pelo Parque de Exposições. O evento contará com a presença de 600 produtores e movimentará R$ 40 milhões em negócios com pecuaristas.
Diversos artistas nacionais irão se apresentar no Parque de Exposições como Zé Cantor, Tierry, César Menotti e Fabiano, Mano Walter, Galicia, Arthur Bacana, Calcinha Preta e Mari Fernandes.