O Piauí é o primeiro estado do Brasil a concluir a primeira etapa do CENSO Demográfico 2022 e segundo o coordenador técnico do CENSO, Pedro Andrade, na primeira etapa foram percorridos todos os domicílios.
“O Piauí é o estado com a coleta mais avançada, nessa primeira etapa, todo os domicílios foram visitados e entramos agora numa segunda etapa, que é voltar aos domicílios onde não conseguimos a entrevista e abre-se uma oportunidade para população não recenseada, pode ligar para o número 137 e responder a entrevista”, afirma o superintendente do IBGE no Piauí, Leonardo Passos.
A estimativa, segundo ele, era chegar a 3.289.000 pessoas. “Estamos com 96% dessa estimativa e o trabalho de campo é que vai confirmar essa expectativa”, aponta. Conforme dados do dia 30 de novembro haviam sido contados no Piauí um total de 3.159.583 habitantes.
De acordo com o presidente do IBGE, Eduardo Reis Neto, o Piauí é o primeiro estado do País a concluir essa primeira etapa e vários outros estados seguirão o Piauí. “O próximo será Sergipe. O censo tem sido de excelente qualidade, temos acompanhado em tempo real o mapeamento geográfico. Em vários estados brasileiros, faltou recenseador. Havíamos planejado 170 mil recenseadores para o país e no auge só conseguimos 90 mil”, disse, citando que o censo do Piauí deu muito certo e ressaltou a qualidade da equipe e a receptividade da população.
Leonardo Passos diz que este momento é único e importante. “O censo é a maior pesquisa feita no país e agradecemos a sociedade piauiense que respondeu ao censo e ajudou a retratar a realidade do Piauí e destacamos que foram mais de 3 mil pessoas trabalhando nesta primeira etapa”, disse.
Conforme dados coletados até o dia 30 de novembro, em 153 municípios pelo menos uma pessoa indígena foi recenseada e quanto aos quilombolas, que pela primeira vez são pesquisadas, 31.384 pessoas foram recenseadas. Em 77 municípios do estado, ao menos uma pessoa quilombola foi recenseada.
Conforme dados apresentados, foram registrados 1.884.583 endereços, sendo 1.411.889 domicílios particulares permanentes, 1.465 domicílios coletivos, sendo 403 com morador e 1.062 sem morador. A primeira etapa também levantou a quantidade de 703 domicílios improvisados.
Entre os domicílios particulares visitados pelos recenseadores, 1.065.672 estavam ocupados, enquanto que 207.590 estavam vagos e 138.627 eram de uso apenas ocasional.
No evento de divulgação da primeira etapa estavam presentes o superintendente do IBGE no Piauí, Leonardo Passos, o presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, o deputado federal Júlio César, além de outras autoridades.
2ª etapa
A segunda etapa do Censo Demográfico 2022 constitui o processo de recuperação das Unidades Domiciliare. É nesta etapa que se realizam os procedimentos de correção e identificação de falhas de cobertura.
No final da 2ª etapa está previsto o processo de apuração de todos os dados, quando haverá aplicação dos devidos tratamentos estatísticos. A conclusão dessa etapa ocorrerá com a divulgação dos Resultados Preliminares do Censo Demográfico 2022.