A cantora Margareth Menezes aceitou o convite do presidente eleito Lula (PT) para comandar o Ministério da Cultura a partir de 2023.
‘Agradeço ao presidente Lula pela confiança, tendo a certeza de que será um grande desafio e uma enorme responsabilidade. Vamos trabalhar incansavelmente para reerguer a Cultura do nosso país’, escreveu ela em seu perfil do Twitter.
O Ministério da Cultura foi extinto pelo governo Jair Bolsonaro e transformado em uma secretaria vinculada ao Ministério do Turismo. Durante a campanha, Lula disse que, se eleito, iria recriar o Ministério da Cultura.
A declaração foi dada durante entrevista coletiva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, onde atua a equipe de transição de governo.
Mais cedo, Margareth se encontrou com o petista no hotel onde ele está hospedado na capital federal.
“Foi uma conversa [com Lula] muito animadora para a gente que é da área da cultura. Nós conversamos e eu aceitei a missão. Recebo isso como uma missão mesmo. Foi uma surpresa para mim também”, declarou a artista.
Ela acrescentou que existe a “necessidade de a gente fazer uma força-tarefa para a gente levantar o Ministério da Cultura”.
“Agora é isso: a gente juntar todo mundo, a gente ouvir todo mundo, a gente levantar primeiro o Ministério e fazer a Cultura do Brasil no lugar que ela sempre merece de reconhecimento, que sempre foi reconhecida no mundo inteiro todas as áreas da cultura. As culturas populares, a gente reascender o caminho que foi criado.”
Em suas redes sociais, Lula agradeceu à Margareth por aceitar o convite.
Obrigado, companheira @margarethmenezes por aceitar o convite de ser ministra da Cultura. Nos últimos anos, a cultura sofreu um desmonte no Brasil. E nós vamos honrar nosso compromisso de reconstruir e fortalecer o setor.
Na última sexta-feira (9), Lula anunciou cinco ministros de seu terceiro mandato:
-Fernando Haddad (Fazenda);
-José Múcio Monteiro (Defesa);
-Flávio Dino (Justiça);
-Rui Costa (Casa Civil);
-Mauro Vieira (Relações Exteriores).
A expectativa é que Lula anuncie mais ministros nesta semana.