Lineu Araújo participa de capacitação do projeto de Cuidados Paliativos do Hospital Sírio Libanês

[ad_1]

Profissionais do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) participam de capacitação do projeto de Cuidados Paliativos no SUS, o PROADI, do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Sírio Libanês.

Os cuidados paliativos são tomados a partir do diagnóstico de uma enfermidade visando a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares. Em Teresina, o ambulatório do CISLA e o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) foram contemplados com essa capacitação.

O diretor administrativo do CISLA, Tomaz Benvindo, informa que uma equipe multiprofissional participa do curso. “São 30 profissionais de diversas áreas incluindo técnicos de enfermagem, enfermeiros, assistentes sociais, médicos, fisioterapeutas e membros da direção do Lineu Araújo”, fala. As ações de capacitação serão desenvolvidas ao longo de 10 meses, incluindo diagnóstico de cada serviço e na última quarta-feira (1) teve visita de profissionais do Hospital Sírio Libanês para conhecer a estrutura do CISLA e ministrar aulas expositivas e treinamento técnico sobre cuidados paliativos.

Dividida em módulos temáticos as aulas foram sobre conceitos básicos de Cuidados Paliativos para equipe da UTI, conceitos básicos de Cuidados Paliativos para técnicos de enfermagem e de conceitos e princípios da Hipodermóclise (método alternativo para administração de fluidos e medicamentos pela via subcutânea). As aulas são oferecidas aos três serviços: hospitalar, assistência domiciliar e ambulatório.

[ad_2]

Deixe um comentário