A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), está realizando um mutirão de limpeza desde o início de janeiro para eliminar o lixo descartado em local irregular, intensificar a remoção dos materiais dos PRRs (Ponto de Recolhimento de Resíduos) e acelerar o serviço de capina e varrição em ruas, avenidas, canteiros centrais e praças da capital.
O decreto para o mutirão foi assinado pelo prefeito Doutor Pessoa no dia 28 de dezembro e se estenderá até o final do mês de fevereiro, completando 60 dias de ação. “O período chuvoso gera uma série de problemas relacionados à limpeza e à saúde pública, por isso há necessidade de ampliar as atividades de capina e varrição para conter o surgimento e a proliferação de doenças, como a dengue, e também para evitar alagamentos. Essas medidas são inadiáveis”, destaca o secretário Edmilson Ferreira, da SEMDUH.
Nas primeiras semanas, os serviços se concentram nas principais avenidas de todas as zonas e nas praças. Em seguida, as equipes priorizarão as ruas secundárias. “É um serviço que acontecerá de domingo a domingo até o final de fevereiro, inclusive no período noturno”, enfatiza o gestor.
O mutirão está sendo executado pelo Consórcio Teresina Ambiental (CTA), com fiscalização diária pelas equipes da SEMDUH. “Além de todo o cronograma que foi montado, teremos uma equipe de 15 pessoas à disposição para eventuais demandas urgentes. Nosso objetivo é chegar o mais perto possível da limpeza total da cidade”, completa o coordenador de limpeza, Fabrício Amaral.
O coordenador acrescenta ainda que as equipes de educação ambiental também atuarão durante os 60 dias para conscientizar os moradores sobre os riscos de descartar lixo em local proibido. “Esse é um trabalho constante que tem dado resultado. Precisamos que todos façam sua parte. A cidade mais limpa não é a que mais se limpa, mas a que menos se suja”, alerta.