Balaio de Livros: Projeto de leitura e mediação de leitura para a primeira infância será implantado em Teresina através da Urban95

[ad_1]

Projeto de leitura e mediação de leitura para a primeira infância será implantado em Teresina através da Urban95. Foto (Ascom/Semplan)

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FCMC), Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Centro da Juventude Santa Cabrini e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina (CMDCAT), por determinação do prefeito Dr Pessoa, participam do projeto ‘Balaio de Livros’, onde técnicos dos equipamentos culturais e das bibliotecas municipais e comunitárias, além de formadores de Educação Infantil, foram capacitados e estão recebendo consultoria para a construção de projeto de leitura e mediação de leitura para a primeira infância.

O Balaio de Livros é um projeto que contempla consultoria e formação em serviço, destinado a equipes que trabalham com a primeira infância, com o objetivo de qualificar e fortalecer as práticas com literatura desenvolvidas nos espaços públicos e comunitários. Sua ação contribui para que o livro infantil esteja cada vez mais presente no cotidiano das instituições e, consequentemente, nos lares.

A consultoria é oferecida à Prefeitura de Teresina, através da Iniciativa Urban95/CECIP, em parceria com o projeto Balaio de Livros, e consiste em três principais atividades: jornada formativa online, entrega de 40 livros para a cidade e kit leitura, além de mentoria exclusiva para elaboração e implementação do plano de ação.

“Todas as etapas formativas acontecem entre janeiro e março deste ano, conforme o edital que participamos. Através desse projeto, a Urban95 busca apoiar a cidade a construir um programa de leitura e mediação de leitura voltado para a primeira infância. As capacitações ocorreram de forma online aos técnicos da Fundação Cultural, formadores de gerência de educação infantil e do Centro da Juventude Santa Cabrini. Esse projeto trabalhará com as bibliotecas públicas municipais que funcionam em várias regiões da capital, além do Centro da Juventude Santa Cabrini, localizado no bairro Angelim, explica Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030.

A formação aos participantes buscou abordar a prática da leitura às crianças, bem como abordagem literária; escuta e formação leitora; formação leitora desde bebê; literatura, arte, cultura e diversidade; implementação de ação de literatura infantil nos equipamentos.

“Nós recebemos 2 acervos, contendo 20 livros em cada, específicos para a primeira infância, além de tapete de leitura e suportes para dramatização. A equipe da Agenda Teresina 2030 vai acompanhar junto à Urban95 uma mentoria exclusiva para a implementação do plano de ação, com encontros online e uma visita presencial. Temos trabalhado nessa parceria que, com certeza, já tem trazido uma nova perspectiva para quem trabalha com as crianças da nossa cidade e também deixaremos um legado para a gestão do prefeito Dr Pessoa”, conclui Jivago Rodrigues, Secretário Executivo de Planejamento Estratégico e Gestão.

[ad_2]

Deixe um comentário