Os deputados da Assembleia Legislativa do Piauí do Piauí (Alepi) aprovaram em plenário na manhã desta terça-feira (21) projeto enviado pelo governador Rafael Fonteles (PT) com autorização para a realização de empréstimo no valor de R$ 2 bilhões. O empréstimo será com o Banco do Brasil.
Também foi aprovado autorização para o governador ausentar-se do país, em missão oficial à República da Estônia, no período compreendido entre 31 de março e 5 de abril de 2023, e para Portugal, no período de 6 a 9 de abril de 2023.
As matérias seguem para serem sancionadas pelo governador.
Já o projeto que autoriza a transformação da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) em uma sociedade de economia mista, denominada Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (Etipi) vai permanecer na Alepi. O deputado Wilson Brandão (Progressitas) pediu vistas do projeto.
A Comissão de Constituição e Justiça da aprovou três matérias enviadas à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) pelo Palácio de Karnak. Uma das matérias assinada pelo governador Rafael Fonteles (PT) pede a autorização para o pedido de empréstimo no valor de R$ 2 bilhões. O texto, agora, será apreciado pelos deputados em plenário.
Segundo o deputado Fábio Novo (PT), líder do governo na Alepi, os recursos serão destinados para investimentos na área da infraestrutura, em obras de mobilidade, urbanização, segurança, saúde e infraestrutura hídrica.
Segundo Fábio Novo, uma das obras elencadas pelo governador, são melhorias no aeroporto de Parnaíba. Há no projeto do Palácio de Karnak torná-lo um aeroporto cargueiro. A expectativa é por uma rápida aprovação da matéria, uma vez que o texto passou com chancela da bancada da oposição.
Ontem, o governador convocou uma reunião com deputados para pedir agilidade na votação de projetos.
“Vai a plenário agora, já negociamos com a oposição, no sentido de que pediram que fosse colocado em uma conta vinculada somente à empréstimos. Tem recursos para o aeroporto de Parnaiba, para que se torne um aeroporto cargueiro, ele já funciona, já tem voos, tem que ter um olhar estratégico, pois é o mais próximo da Europa”, explicou.
Também foi aprovado pelos deputados da CCJ a autorização para o governador ausentar-se do país, em missão oficial à República da Estônia, no período compreendido entre 31 de março e 5 de abril de 2023, e para Portugal, no período de 6 a 9 de abril de 2023.
Outra matéria aprovada pelos deputados e que, agora, vai à plenário, foi a transformação da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) em uma sociedade de economia mista, denominada Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (Etipi).
Paula Sampaio
redacao@cidadeverde.com