A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), faz um alerta à população sobre o risco de colocar lixo próximo às bocas de lobo e às galerias, especialmente durante o período chuvoso.
Diariamente, as equipes de limpeza flagram inúmeros casos de lixo doméstico e outros materiais despejados ao lado ou em cima de bocas de lobo e galerias. A imagem acima, registrada na avenida Homero Castelo Branco, próximo ao cruzamento com a João XXIII, é apenas um dos flagrantes feitos nesta quarta-feira (29).
“Esse tipo de ação provoca alagamentos, pois quando chove esse lixo é levado pela água para dentro dos bueiros ou bloqueia a passagem da água, impedindo seu escoamento”, afirma o secretário executivo da SEMDUH, Ernane Freitas.
Desde o ano passado, a Prefeitura tem intensificado a limpeza nos principais pontos de alagamento da cidade na tentativa de evitá-los, no entanto, é fundamental que a população também faça sua parte, descartando corretamente seus resíduos.
O secretário executivo reforça que jogar lixo em vias públicas é proibido e gera multa ao infrator, que vai de R$ 437,54 a R$ 4.315,34, dependendo da frequência, do tipo de material, da agressão ao meio ambiente e do volume descartado.

Semduh alerta que lixo descartado próximo a bueiros provoca alagamentos na cidade. Foto (Ascom/SEMDUH)