O governador Wellington Dias recebeu, nessa segunda-feira (15), em Teresina, a comitiva de empresários australianos que deseja instalar uma mina de exploração siderúrgica no sudoeste do Piauí. Os executivos da Riverbank Resources Mineração Ltda entregaram ao governador os estudos realizados na região de Anísio de Abreu e uma proposta de implantação.
Com um investimento de US$ 1,5 bilhão (mais de R$ 4,5 bilhões), a empresa pretende consolidar a infraestrutura de investimentos em até cinco anos. Com a instalação da mina, o Piauí conseguirá suprir toda a necessidade de produção de aço para o consumo interno, assim como poderá vender para outros estados brasileiros, o que vai baratear significativamente os preços dos produtos, gerando também emprego e renda. A previsão é de que sejam gerados aproximadamente mil empregos diretos e três mil indiretos.
De acordo com o chefe do Executivo piauiense, os estudos foram acompanhados pelas secretarias de Estado da Mineração, do Desenvolvimento Econômico e pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
Agora com o relatório apresentado, vamos colocar um grupo de trabalho para analisar a proposta e temos o compromisso de, em 10 dias, apresentar a viabilidade. O que eles querem é solução para regularização da terra, definição de local para a exploração de três minérios que permitem a produção do aço. São investimentos volumosos e vamos trabalhar toda a área fiscal e de meio ambiente para ver a possibilidade de implantação desses empreendimentos, que, com certeza, será excelente para o Piauí”, disse Wellington.