HUT reforça apelo à prevenção de queimaduras durante festas juninas

Hospital de Urgência de Teresina Profº Zenon Rocha (HUT)

Hospital de Urgência de Teresina Profº Zenon Rocha (HUT)
Foto: ASCOM/HUT

Em alusão ao Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) aproveitou a data para conscientizar a população sobre os acidentes com queimaduras durante as festas juninas. A unidade de saúde registra anualmente uma média de 230 pacientes atendidos por queimaduras.

Somente nos primeiros cinco meses deste ano, a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) atendeu 99 pacientes. Entre eles, 21 vítimas sofreram queimaduras causadas por fogo, 48 por substâncias quentes (água, gordura, café) e 30 por outros meios (eletricidade, produtos químicos, radiação).

As queimaduras por fogo representam 20% das vítimas, sendo mais comuns no mês de junho devido às festividades juninas. O cirurgião geral Thiago Diniz alerta para os perigos dos fogos de artifício se não forem manuseados com cuidado.

As regiões mais afetadas geralmente são mãos, braços e rosto, podendo atingir os olhos. A explosão acidental desses artefatos pode resultar em mutilações graves. A gravidade das queimaduras depende da profundidade, extensão e área afetada, podendo resultar em deficiências permanentes. A recuperação costuma exigir cirurgias complexas e longo tempo de internação.

Além dos fogos de artifício, brincadeiras como pular fogueiras também podem gerar acidentes e queimaduras graves, por isso, o médico destaca a importância de desestimulá-las.

O HUT é o único hospital público do estado que oferece um centro especializado no tratamento de queimados de média e alta complexidade. A conscientização sobre a prevenção de queimaduras durante as festas juninas é fundamental para evitar acidentes e preservar a segurança da população.

Deixe um comentário