Secretaria de Produção Agropecuária de Teresina faz visita técnica na horta da Ferroviária

Secretário de Produção Agropecuária de Teresina faz visita técnica na horta da Ferroviária. Foto (Ascom/SEMP)

Na manhã desta terça-feira (11), representantes da Secretaria Municipal de Produção Agropecuária (SEMP) visitaram a horta comunitária da Ferroviária, localizada no bairro Todos os Santos, zona Sudeste da capital. Na ocasião foram ouvidas as reivindicações de melhorias apresentadas pelos horticultores, desde infraestrutura a incentivos para produção.

Dentre as demandas apresentadas estão: limpeza interna e externa da horta, participação dos horticultores em linhas de créditos, assistência técnica contínua e aquisição de insumos.

Segundo o secretário da SEMP, Paulo Roberto da Iluminação, a horta da Ferroviária é uma referência para a região e receberá a assistência e investimentos necessários para o desenvolvimento das atividades e ampliação da produção local.

“Em mais uma visita às hortas comunitárias ouvimos as demandas dos horticultores da horta do Ferroviário e nos comprometemos em resolver os problemas junto aos órgãos responsáveis, para que os horticultores possam ampliar suas produções e gerar uma maior renda as suas famílias”, destaca Paulo Roberto da Iluminação.

Atualmente, a horta possui 33 horticultores que produzem hortaliças (alface, coentro, cebolinha etc). Toda a produção é comercializada no próprio bairro e os horticultores querem ampliar suas produções, por meio das melhorias solicitadas.

Assistência técnica aos produtores rurais

A Prefeitura de Teresina realiza assistência técnica em 45 hortas comunitárias e 21 campos agrícolas, situados nas zonas Rural e Urbana da capital, onde é prestada uma assistência holística, sistêmica e permanente.

Os serviços disponibilizados para os produtores são: acompanhamento na implantação de hortas para preparo dos canteiros, tratos culturais como adubação, correção de solo, irrigação, controle de pragas e doenças, colheita, embalagem e comercialização.