Nos seis primeiros meses deste ano, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realizou 7.699 cirurgias, sendo 4.823 só ortopédicas. Além desse resultado, a unidade já contabiliza mais de 30.500 atendimentos.
Destes, destacam-se 4.861 vítimas de trânsito, 4.562 procedimentos de otorrino, 3.386 acidentes por quedas e 1.303agressões e ferimentos por armas. Também neste mesmo período, foram realizados 10.672internações, desse total mais de 68% dos internados realizaram algum procedimento cirúrgico.
Os procedimentos ortopédicos, cirurgias geral e vascular foram os mais realizados, juntos corresponderam a 83% das cirurgias nesse recorte semestral, metade das operações realizadas no HUT são traumas de emergência que requerem intervenções de forma imediata e outra metade são urgências programadas, onde o atendimento é rápido e a cirurgia acontece em um curto prazo de tempo, revelam os dados da Estatística.
São 9 salas cirúrgicas equipadas com equipamentos para realizar intervenções em cerca de 12 especialidades que requerem procedimentos cirúrgicos.
O Hospital atende à população de Teresina e todo o estado, sobretudo a região denominada entre rios de cerca de 31 municípios em torno da Capital. De Janeiro a Junho, o volume no atendimento de Urgência e Emergência aumentou 6% quando comparado igual período do ano anterior. “Mais pacientes foram atendidos graças ao esforço contínuo da nossa equipe. Esses atendimentos são de extrema importância para a rede de saúde e exerce uma função primordial que é salvar vidas, sobretudo que essas demandas são da média e alta complexidade”, declarou o diretor geral, médico Anderson Dantas.
O HUT é o maior serviço público na rede de urgência e emergência do Estado, mantido pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e atua como retaguarda, alinhado com a Central de Regulação do SUS e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).