Secretaria da Defesa Agropecuária realiza 1º Fórum Estadual da Cajuína nesta quinta (24)

[ad_1]

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), realiza o 1º Fórum Estadual da Cajuína, que integra a programação do Festival da Cajuína e das Bebidas Regionais do Piauí, que será realizado de quinta-feira (24) a sábado (26), no Riverside Shopping. O fórum, irá ocorrer no primeiro dia do evento, nesta quinta-feira, e contará com palestras de especialistas da Adapi e da Agência Piauí Fomento, além de mesa-redonda com a participação de representantes da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Superintendência Federal de Agricultura (SFA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Codevasf, Sebrae, Unisol e Cooperativa de Produtores de Cajuína do Piauí (Cajuespi).

O fórum é direcionado, principalmente, aos produtores que ainda não obtiveram o registro de estabelecimentos e produtos de origem vegetal junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária.

De acordo com Ernando Cardoso, gerente de Inspeção Vegetal da Adapi, o objetivo é fazer com que a Agência trabalhe no aumento do número de estabelecimentos registrados no estado, ajudando, dentro da lei, na obtenção do registro, reduzindo o desperdício de matéria-prima e agregando valor aos produtos.

“Nos reunimos com a organização do festival e chegamos à ideia do fórum. Vamos aproveitar o momento para fazer um chamado às pessoas que não são registradas no Mapa, já que estamos buscando a adesão de equivalência, ou seja, nós estamos buscando por meio de legislação e depois de um programa de trabalho, nos adequar às exigências no ministério para ficar com a equivalência nos serviços de inspeção de produtos de origem vegetal, e o carro-chefe será a cajuína”, disse o gestor.

O técnico ainda destaca a importância do cooperativismo para o pequeno produtor e também para a organização estrutural desse público, de forma que o estado consiga atingir a finalidade proposta, onde esses produtores tenham a habilitação para industrializar, beneficiar ou embalar produto vegetal quando destinado diretamente à alimentação humana, nas operações de compra e venda do poder público e quando da importação.

“Cerca de 3 mil estabelecimentos que produzem cajuína no estado, apenas 11 conseguiram registro no Mapa, porque são grandes estabelecimentos. O pequeno e o médio produtor não têm condições por conta das exigências estipuladas, que atende a toda uma legislação federal. É um processo bem demorado, mas que com estrutura, organização e recurso para investir no setor, com certeza, irão conseguir o registro. E nesse caso, destacamos a importância do cooperativismo. O pequeno tem que se cooperar, para ter mais estrutura e alavancar o setor”, concluiu Ernando Cardoso.

Programação:

10h – Abertura

Palestra Adapi:
Palestrante: Ernando M. Cardoso – Sada/Adapi
Abordagem: Requisitos exigidos para o registro de estabelecimentos e de produtos agroindustriais junto ao Mapa

Palestra Piauí Fomento:
Palestrante: Rennan Medeiros
Tema: Linhas de crédito

Mesa-redonda: Debates e aplicação de metodologia ativa: Valorizando a cajuína do Piauí
Participantes: Sebrae, SAF, SFA/Mapa, Unisol, Cajuespi e Piauí Fomento
Mediadores secretário Fábio Abreu e dra. Elyne Dantas.

13h – Encerramento

 



[ad_2]