A Escola Municipal Poeta da Costa e Silva, localizada no Residencial Jacinta Andrade, zona Norte de Teresina, sediou o Festival Social de Arte Capoeira. O evento foi organizado pelo professor Sagatt e grupo internacional Pró-Capoeira, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).
No evento, além do grupo internacional, seis companhias de capoeira de Teresina estiveram presentes, assim como familiares dos estudantes. Dentre as atividades desenvolvidas, foram realizados batizados, trocas de cordas, oficinas e apresentações culturais.
Segundo José Manoel, diretor-adjunto da E. M. Poeta da Costa e Silva, a iniciativa de levar a prática da capoeira para a escola beneficia positivamente os alunos. “Além do aspecto físico, traz junto os sociais, educacionais e emocionais”, pondera o gestor. Na unidade de ensino, as atividades de capoeira atendem mais de 50 alunos de diferentes idades, sexos, crenças religiosas, etnias, e pessoas com necessidades especiais.
A Capoeira é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade desde 2008, quando foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Levar a arte marcial para a Rede Municipal de Ensino é uma iniciativa da Semec que visa promover integração, saúde física e mental e desenvolvimento social para todas as crianças.