A Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) participou na manhã desta sexta-feira (01) do Seminário Estadual “Escola em Tempo Integral e Redes Municipais de Ensino do Piauí”, promovido pelo Instituto Presente e coordenado pelo Professor Antônio José Medeiros. A Prefeitura de Teresina foi representada pelo secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso. O seminário teve como objetivo discutir as experiências e desafios relacionados à implementação de escolas em tempo integral.
Durante o evento foram apresentados os dados do Censo Escolar de 2022 referentes às escolas de tempo integral no Piauí, incluindo aquelas pertencentes à Rede de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semec). A pesquisa também envolveu entrevistas com gestores de dez unidades de ensino em tempo integral de Teresina. O propósito dessa pesquisa era compartilhar os resultados relacionados à prática da jornada ampliada nas redes municipais de ensino do Piauí, conhecer as experiências e propostas da rede estadual de ensino em relação à escola em tempo integral e fornecer informações e esclarecimentos sobre o programa federal de apoio às escolas em tempo integral.
O secretário municipal de Educação de Teresina, professor Nouga Cardoso, destacou a importância da escola em tempo integral e a necessidade de implantar novas unidades de ensino e melhorar as já existentes.
“É fundamental aumentar o número de escolas nesse modelo, pois estudos indicam que os alunos em escolas de tempo integral tendem a obter melhores resultados acadêmicos, em parte devido ao tempo adicional dedicado ao aprendizado, o que contribui para a redução da evasão escolar. A Semec está disponível para colaborar com estudos e projetos relacionados à escola em tempo integral”, ressalta.
O coordenador do Instituto Presente, Antônio José Medeiros, expressou sua gratidão à Semec, representada pelo professor Nouga Cardoso, ressaltando a importância da pesquisa.
“Esta pesquisa é de suma importância e não podemos deixar de reconhecer que a educação de Teresina está entre as melhores do Brasil, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Quero agradecer ao professor Nouga Cardoso, que sempre tem sido muito colaborativo nessa parceria”, destacou Antônio José.