PROERD inicia atividades na Escola Municipal Roberto Cerqueira Dantas em Teresina

PROERD inicia atividades na Escola Roberto Cerqueira Dantas em Teresina. Foto: Ascom/PROERD

A Prefeitura de Teresina realizou nesta quinta-feira (14) um evento que marcou o início das atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas, conhecido como PROERD, na Escola Municipal Roberto Cerqueira Dantas, situada na região da Grande Santa Maria da Codipi, zona Norte da capital. A cerimônia de abertura contou com a presença de representantes do 13º Batalhão da Polícia Militar, do Comando de Polícia Comunitária (CPCOM), instrutores do programa, e membros da comunidade escolar.

O PROERD é um programa que consiste em um esforço cooperativo entre a Polícia Militar, a escola e a família, e visa educar crianças e adolescentes sobre os perigos das drogas e a importância da tomada de decisões responsáveis para viver de maneira mais saudável, sem drogas e violência. As aulas práticas serão ministradas pelas instrutoras Soldado Indira e Cabo Roseane, ambas do 13º Batalhão, a partir de 18 de setembro. A expectativa é que quase 200 alunos sejam beneficiados com as lições que visam mantê-los longe das drogas e da violência.

Segundo a soldado Indira Cavalcante, instrutora, o programa é extremamente rico e causa um enorme impacto na vida dos alunos e da comunidade.

“Ser instrutora do PROERD foi, na verdade, a descoberta de um propósito de vida, propósito esse que agora faz parte da minha caminhada profissional, mas também pessoal. Hoje, aconteceu a abertura do programa na Escola Municipal Roberto Cerqueira Dantas, e está sendo o início da concretização desse propósito. É uma enorme satisfação, felicidade e realização ter conhecido um programa tão rico e que causa um enorme impacto na comunidade, reduzindo consideravelmente o acesso ao álcool e outras drogas das crianças e adolescentes, assim como influenciando positivamente vizinhos, familiares e a comunidade em geral”, destacou a instrutora.

O subcomandante do 13 BPM, Major Adão, e a Coordenadora Estadual do PROERD PMPI, Capitã Andréia, estiveram presentes para destacar a importância desse programa de prevenção às drogas. Também estiveram presentes os instrutores do PROERD, Cabo Rafael e Soldado Indira, que compartilharam informações sobre o programa com os pais dos al unos do Terceiro ano fundamental, série na qual serão realizadas as atividades de prevenção, além de professores, funcionários e a diretora da escola, a professora Raimunda.

“É uma grande felicidade ser instrutora, pois amo trabalhar com o social, principalmente com crianças, e ainda tendo um programa tão especial e doce como esse. Estou extremamente empolgada e com grande expectativa de que essas atividades preventivas irão transformar as vidas não só dessas crianças, mas de toda uma comunidade”, finalizou a instrutora soldado Indira.