Semec lança programa “Um por Todos e Todos por Um!”

A Secretaria Municipal de Educação (Semec), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), realizou na manhã desta sexta-feira (22), no Centro de Formação Professor Odilon Nunes (Cefor), na zona Norte de Teresina, o lançamento do programa “Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania (UPT)”. A iniciativa é uma parceria da CGU com o Instituto Maurício de Sousa, que tem como objetivo despertar nos estudantes o senso de cidadania, de ética, de participação e de responsabilidade, tendo a escola como núcleo principal de desenvolvimento das ações.

O secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, falou sobre a importância da parceria em prol da formação dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Teresina.

“Este é talvez um dos programas mais importantes que a Rede Semec acolhe. Quando a gente imagina a escola, sempre tem um olhar voltado para a formação do indivíduo com transmissão de conteúdos disciplinares que eles precisam para serem futuros profissionais bem-sucedidos. Na Semec temos vários programas voltados para a formação cidadã, para que sejam adultos comprometidos com o bem social”, afirma Nouga Cardoso.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Semec, aposta no projeto e já assinou o termo de adesão. “Hoje estamos fazendo o lançamento. Este material vai auxiliar no ensino das crianças, tratando de temas complexos de maneira lúdica, divertida, para que aprendam sobre corrupção, ética e cidadania”, explica Hélio Silva de Sousa Benvindo, superintendente da CGU no Piauí.

O programa vai ser implementado em 52 escolas da Rede Municipal de Educação de Teresina contemplando alunos da Educação Infantil ao 5° ano do Ensino Fundamental. O kit contém Guia do Professor, Bancos de Atividades, Tirinhas e Histórias em Quadrinhos com a participação dos personagens da Turma da Mônica.

“A nossa escola tem como objetivo a formação ampla, completa, dos nossos alunos. Um dos nossos pilares sempre foi trabalhar com valores e o projeto vem a somar com este propósito, de construir um cidadão pleno, consciente de seus direitos e deveres e que saiba agir em sociedade. E o projeto trabalha isso de forma lúdica, prendendo a atenção das crianças e fazendo com que elas se interessem mais pelos temas trabalhados”, afirma a professora Eloides Fialho, vice-diretora da Escola Municipal Mário Quintana, uma das unidades de ensino que vai receber os kits do “Um por Todos e Todos por Um!”.