Cerca de 340 alunos inscritos Programa de Pré-vestibular Solidário (Provest) participaram na manhã deste domingo (24), de um aulão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Theatro 4 de setembro. Além das aulas, os presente puderam ter um momento de descontração com atrações musicais e humorísticas.
O Provest é um projeto da Prefeitura de Teresina, executado por meio da Secretaria Municipal de Juventude (Semjuv) que beneficia a 500 alunos da rede pública, entre 15 e 29 anos, com aulas gratuitas.
“Uma sociedade só se desenvolve com educação. Esse projeto, o Provest, dá oportunidade a jovens de baixa renda se preparem com qualidade para o vestibular. São professores de altíssimo nível passando conhecimento para esses jonves que podem ter suas vidas transformadas através da educação”, destacou o Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.
O programa atende aos alunos inscritos em cinco polos da capital: Santa Maria da Codipi, Mocambinho, Piçarreira, Parque Piauí e Dirceu. As aulas são ministradas de segunda a sexta, das 19h às 22h, e tiveram início no mês de agosto.
“O aulão movimentou grande parte dos alunos inscritos. É uma oportunidade para eles, de além de reforçarem ainda mais a preparação para o vestibular, de terem um momento descontraído. É uma aula mais leve e tenho a certeza de que todos gostaram”, apontou o secretário de juventude, Valdemir Virginio.
Luane Limeira, de 18 anos, conheceu o Provest através de uma amiga. Buscando por uma vaga no curso de Direito, a estudante aprovou o aulão deste domingo.
“Eu gostei demais. Uma aula muito animada que estimula a gente a querer aprender mais sobre o assunto. O aulão está aprovado e estarei presente nos próximos”, pontuou.
O professor de literatura, Ajosé Fontenele, comentou sobre o aulão e convidou novos alunos a participarem do programa.
“Nós fizemos uma divulgação muito boa nos polos do Provest e os alunos responderam positivamente. Tivemos aula de matemática, redação, história e também uma assistência na área da psicologia. É perceptível o encantamento nos olhares desses alunos. Quem não teve a oportunidade de acompanhar o pré-vestibular desde o início, pode procurar a um dos polos para aproveitar as últimas semanas de aula para o Enem”, concluiu.