SMPM se reúne com rede de atendimento à mulher em Teresina para inauguração da CMB

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres – SMPM, esteve reunida na manhã de hoje com entidades de proteção a mulheres vítimas de violência em Teresina, com o intuito de definir os últimos ajustes para a inauguração da Casa da Mulher Brasileira – CMB.

A Secretária Estadual da Mulher, Zenaide Lustosa, falou sobre o encontro. ” Precisamos fazer o levantamento de quantas pessoas cada órgão irá disponibilizar para manter o funcionamento da casa durante 24 horas. Iremos assinar o termo de cooperação técnica para assumir o compromisso de executar os serviços na CMB, a partir daí teremos um plano de trabalho para que possamos fazer o planejamento detalhado desse funcionamento.”, completou.

A assistente social da coordenadoria da mulher do Tribunal de Justiça do Piauí, Leina Mônica, destacou a importância do encontro. ” Foi muito importante a nossa presença nesse espaço e de toda a rede também. Tendo em vista a necessidade conhecermos e entendermos para onde iremos caminhar, nesse momento de transição, até a inauguração dos serviços ofertados pela Casa da Mulher Brasileira.”, frisou.

Na reunião também foi citada a mudança dos atendimentos a vítimas de violência doméstica, antes realizado em parceria com ASA, e que acontece agora na sede da SMPM até a inauguração da Casa da Mulher Brasileira. A secretária Karla Berger, destacou as alterações no atendimento e reforçou o compromisso da rede em ampliar e intensificar o acolhimento às vítimas de violência em Teresina.

“A reunião foi muito importante, porque conseguimos alinhar em rede o funcionamento do núcleo técnico provisório, o CREG está funcionando sim, de forma temporária, na sede da SMPM. Além disso, já estão sendo realizados todos os trâmites legais que irão permitir a instalação do CREG dentro da Casa da Mulher Brasileira.” detalhou.

A Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres.  Integra no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres. A inauguração do espaço em Teresina tem previsão de ser entregue no mês de outubro e irá ampliar o atendimento às vítimas de violência doméstica no município.

Portal MPiauí