A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, realizou hoje (29) uma roda de conversa sobre relações familiares e autoestima com as mulheres atendidas pelo serviço Florescer Sudeste.
A professora do curso de psicologia da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Nadja Pinheiro, ressalta a importância de ações como estas dentro de serviços que atuam diretamente com mulheres. “Essa é a terceira ação que a gente desenvolve em setembro. Justamente com esse foco de como melhorar a nossa autoestima, de como construir estratégias para enfrentar situações difíceis. São ações focadas na melhoria da qualidade de vida dessa mulher que é atendida pelo serviço Florescer”, completou ele.
As palestras e rodas de conversa são eventos que acontecem com frequência e são abertos a mulheres atendidas pelo serviço e do entorno da comunidade. A dona de casa Francivânia, que já foi atendida pelo Florescer Sudeste é frequentadora assídua dos encontros que acontecem no espaço. Eu já fiz parte do Florescer, e me trouxe várias oportunidades, quando meu filho estava aqui, era muito bem tratado. Mesmo com meu filho não estando mais aqui, eu ainda participo das rodas de conversa, das palestras. A conversa de hoje foi muito importante pra gente entender que primeiro precisa cuidar da gente para poder cuidar do próximo”, explicou.
O serviço Florescer Sudeste atende mulheres em situação de vulnerabilidade social, residentes em Teresina, que tenham crianças na faixa etária de 1 ano a 2 anos e onze meses, na zona sudeste da capital. Com o objetivo de empoderar mulheres, através do fortalecimento de vínculos sociais e familiares, da qualificação profissional, do acesso à informação e a serviços de saúde e justiça, além de acolher e realizar atividades de desenvolvimento psicossocial com suas crianças.