O gerenciamento correto dos resíduos sólidos de saúde é pauta de capacitações interna realizada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A ação faz parte do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) desenvolvida pelo HUT. Conforme os setores envolvidos na capacitação, em setembro o Hospital produziu a menor quantidade de lixo hospitalar por dia,
dentre os tipos de resíduos reduzidos, estão os infectantes (secreções, gazes, algodão), químicos (medicamentos), radioativos (material radiográfico), perfurocortantes (agulhas), têxteis, (uniformes, roupas de cama) e lixo comum (plástico, papel).
Esse resultado além de melhorar os índices de sustentabilidade, poupa recursos naturais e financeiros gerando uma economia de 9%, cerca de R$ 18 mil reais nos custos operacionais do HUT. Conforme dados da estatística e controle interno de peso e resíduos coletados.
Além da redução na produção dos resíduos, o HUT faz a destinação correta do lixo, encaminhando cerca de 40% de materiais como: embalagens, papelão, plásticos e eletrônicos para cooperativas e projetos de reciclagem em Teresina, reutilizando produtos que poderiam ser descartados, mas que caminham para um destino mais sustentável, “um esforço ambiental e social” avalia Luciane Dinair, coordenadora do Serviço de Gerenciamento de Resíduos (GRSS) do Hospital.
“Além do descarte adequado, orientamos muito sobre a maneira correta de manusear os resíduos, para evitar acidentes físicos, a ação surgiu da necessidade de conscientizar os profissionais a respeito do descarte correto em disseminar essa informação aqui dentro do HUT, mas também para que os colaboradores levem essa atitude para suas casas, porque isso vai trazer melhorias para o ecossistema”, finaliza Miriam Coimbra, enfermeira da GRSS responsável pelos treinamentos.
O gerenciamento dos resíduos sólidos de saúde fortalece o compromisso do HUT com a saúde pública e o meio ambiente.