Semec iniciará planejamento das ações para a Busca Ativa

Na próxima semana, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) irá iniciar reuniões para definir as ações das Buscas Ativas por alunos da Rede Municipal, por meio da Gerência de Assistência ao Educando (GAE/Semec). A Busca Ativa por estudantes afastados do caminho da educação é uma realização da Semec, contando com parcerias da Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Fundação Wall Ferraz (FWF) e da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

Segundo a gerente de Assistência ao Educando da Semec, Keyla Cardoso, este ano, em conformidade com o Plano Nacional do Selo Unicef, a Semec pretende trazer de volta para a sala de aula em torno de 1000 alunos que se encontram fora do ciclo de aprendizagem para o ano letivo de 2024.

“São inúmeros os fatores que afastam a criança e o adolescente da escola. Por exemplo, hoje temos um alto número de gravidez precoce, o que faz com que estudantes assumam também precocemente o papel de mãe e acabam por abandonar o estudo”, pontua.

A Busca Ativa é realizada em dois níveis. O  primeiro é o municipal, em que as unidades de ensino identificam as crianças com altos percentuais de ausência e realizam por conta própria a busca ativa, e acionam a GAE/Semec quando necessitam de suporte.

“Caso seja preciso, são acionadas outras redes de apoio, como o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que geralmente é acionado quando alguma mãe apresenta problemas de saúde, entra-se em contato também com a Semcaspi, com o Conselho Tutelar, quem for preciso acionar para manter a criança na escola”, acrescenta a gerente da GAE.

O segundo nível é em conformidade com o Selo Unicef, por meio do qual a prefeitura firma compromisso com a Organização das Nações Unidas (ONU) para implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) traçados pelo órgão internacional.

“Acredito que não devemos fazer essas buscas somente em busca do selo, é também uma luta por educação. O lugar de criança é na escola. O futuro da criança só vai ser melhor se ela tiver ensino de qualidade”, enfatiza Keyla.

A gerente da GAE finaliza ressaltando que a partir da próxima semana começam os trabalhos da gerência quanto à busca ativa por estudantes, que este ano pretende aumentar a proximidade com as comunidades escolares das instituições municipais, ter uma rede de informação mais ampla e assim saber onde atuar, bem como a distribuição de folders para a população de Teresina.