A Prefeitura de Teresina (PMT) está participando da Academia de Financiamento para Transportes Limpos, evento que acontece na Costa Rica e se constitui em uma série de oficinas sobre financiamento de projetos de sustentabilidade urbana. Essa participação se deve através do trabalho da Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação – Semplan.
O evento é oferecido pelo C40 Cities por meio da Plataforma Global UrbanShift – uma iniciativa parceira do projeto CITinova II, financiada pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF – Global Environment Facility).
A engenheira eletricista Shélyda Raiane Rodrigues Machado, gerente de Planejamento e Projetos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semam, é a representante da Prefeitura no evento.
“É uma grande oportunidade participar da Academia de Financiamento para Transporte Limpos. Teresina vem trabalhando e discutindo estratégias sustentáveis para o seu desenvolvimento, e o tema do transporte é de suma importância quando de fala em adaptação das cidades aos efeitos da emergência climática porque esse é o setor com maior índice de emissão de gases do efeito estufa. Eventos como esse oportunizam trocas de experiências com cidades e países que estão passos à frente com projetos de eletrificação de suas frotas de ônibus”, afirma Shélyda Raiane.
Em articulação da Agenda Teresina 2030, a capital piauiense faz parte do projeto “Promoção do Planejamento Metropolitano Integrado e de Investimentos em Tecnologia Urbana Inovadora no Brasil – CITinova II”. Através desse trabalho, Teresina vem participando de diversas discussões em nível nacional e internacional acerca de temas importantes para o desenvolvimento sustentável e que integram as políticas públicas de adaptação da cidade aos efeitos da emergência climática, dentro dos 17 ODSs (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU.
“Teresina vem se qualificando e participando dessas importantes discussões. A cidade ganha projeção em nível nacional e internacional e ganha na construção de políticas públicas de qualidade”, afirma Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030.