Ocorreram na manhã de hoje (17) as quartas de final do futsal masculino dos Jogos Escolares de Teresina (JETs), sediadas no Ginásio Poliesportivo Antônio Luiz, no prédio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel). Os JETs são realizados todo ano pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), através da Gerência de Assistência ao Educando (GAE), nos quais são realizados campeonatos esportivos de diversas modalidades junto às escolas municipais da capital.
Segundo Rosana Leal, técnica da Divisão de Esportes da GAE/Semec, os JETs ocorrem na capital como classificatória para o campeonato esportivo escolar do estado do Piauí, no qual Teresina seleciona os 3 melhores times, no caso o pódio da competição, para participarem da disputa estadual. “Os jogos ocorrem nesse período de aproximadamente um ano, de modo que damos esse tempo para as escolas se articularem de acordo com sua estrutura e possibilidades, bem como o preparo dos times”, acrescenta.
Os JETs do ano de 2023 iniciaram no mês de maio e se estendem até dezembro, contando com badminton, xadrez, tênis de mesa, atletismo e este ano os jogos escolares contaram com novas modalidades esportivas, dentre natação, judô, voleibol e basquete. Participaram 16 escolas municipais do campeonato de futsal masculino e 12 do campeonato de futsal feminino, este último realizado em agosto de 2023.
As quartas de final contaram com 8 escolas da Rede Municipal de Ensino, sendo classificadas para a semifinal a Escola Municipal Simões Filho, Escola Municipal Clidenor de Freitas, Escola Municipal Hermelinda de Castro e Escola Municipal Mário Faustino. Hoje foram desclassificadas da disputa a Escola Municipal Valter Alencar, Escola Municipal Júlio Lopes, Escola Municipal Noé Fortes e Escola Municipal Conselheiro Saraiva.
Amanhã (18) ocorrerão dois jogos classificatórios da semifinal do campeonato de futsal masculino, com a realização da grande final dia 24 de outubro, próxima terça-feira, na qual serão definidos o 1º, 2º e 3º lugar da disputa. Amanhã, irão se enfrentar na semifinal E. M. Simões Filho contra E. M. Clidenor de Freitas e E. M. Mário Faustino contra E. M. Hermelinda de Castro.