A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está realizando um treinamento com os auxiliares administrativos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O tema é o registro de informações sobre os pacientes no cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS).
O treinamento acontece no auditório da FMS e contemplou os profissionais das UBS da zona Norte, após etapas nas demais regionais de saúde. Foram abordadas questões como medidas para evitar a duplicidade de cadastros, além do registro de informações válidas nos sistemas de informação, que implicam diretamente no alcance dos indicadores de saúde.
Andreia Sena, apoiadora institucional da Gerência de Informação em Saúde da FMS, ressalta a importância da qualificação do processo de trabalho de rotina dos auxiliares administrativos das recepções e setor de marcação de consulta das UBS. “Estamos garantindo a qualidade da informação inserida nos sistemas, evitando erros, como por exemplo um dado de um paciente ser inserido em outro por erro de verificação”, diz.
Teresina possui uma cobertura de 96% de pessoas vinculadas à Estratégia de Saúde da Família, uma das maiores dentre as capitais brasileiras. São 91 UBS distribuídas por todas as zonas da cidade. As UBS são consideradas as portas de entrada preferencial do SUS, sendo capazes de resolver a maioria dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para atenção especializada.