A Prefeitura de Teresina, por meio da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), iniciou a fase de sinalização da avenida Poty, via que dá acesso ao povoado Boa Hora, zona Rural norte da cidade. Demanda antiga dos moradores da região, a obra está orçada em R$ 14 milhões e compreende mais de 10 quilômetros de extensão.
“Iniciamos a sinalização da via na última segunda-feira (23) e vamos finalizar na próxima semana. Os trabalhos incluem tanto a sinalização horizontal como a vertical”, afirma o diretor-executivo da ETURB, Edmilson Ferreira.
Segundo Edmilson, estão sendo implantadas lombadas, tachas refletivas (tartarugas), pintura de faixas, placas de advertência e de regulamentação nos 10 quilômetros de extensão da obra.
“Nesta fase da obra, além da sinalização, estamos finalizando as sarjetas e canaletas e a implantação do asfalto em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente). A parte de asfalto em TSD (Tratamento Superficial Duplo) já está totalmente concluída”, afirma Juca Alves, diretor de Asfalto da ETURB.
Ele explica que TSD é uma técnica utilizada na construção de pavimentos asfálticos, que envolve a aplicação sucessiva de duas camadas de agregados e ligantes asfálticos.
“O TSD é conhecido por melhorar a durabilidade da via, proporcionando resistência ao desgaste e à ação dos elementos. Além disso, melhora a estética da estrada, proporcionando uma superfície uniforme. Já o CBUQ, é a pavimentação asfáltica mais utilizada em ruas e rodovias no Brasil, proporcionando uma excelente qualidade em sua aplicação”, afirma Juca.
O presidente da ETURB, João Duarte, acrescenta que o prazo de conclusão da obra da avenida Poty, por contrato, é de seis meses a contar de julho (data da assinatura da Ordem de Serviço).
“Nós estamos em ritmo acelerado nesta avenida e pretendemos entregá-la antes do prazo de conclusão, que seria no final de dezembro. Após essa fase vamos trabalhar na iluminação da via, para entregá-la completa à população”, frisa João Duarte.