Profissionais do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) participaram de importantes eventos no mês de outubro. O XIV Congresso Brasileiro de Estomaterapia, em Natal-RN, o Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular em São Paulo-SP e o 25º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, em João Pessoa-PB.
Participaram do congresso de estomaterapia as enfermeiras estomaterapeutas, Cliciane Furtado, Luciane Dinair e Katia Gonçalves, com o objetivo de colocar em prática no HUT as atualizações obtidas através de palestras e artigos atuais nos cuidados de pessoas com estomias, feridas e incontinências.
Cliciane que é doutoranda e coordena o Núcleo de Estomaterapia (NEST) apresentou o trabalho científico: Construção e validação de Manual para uso do Laser no Tratamento de Feridas por Enfermeiros e enfatizou a importância da participação no referido Congresso. “Nos agregou valor e oportunizou a divulgação das nossas boas práticas dentro do HUT”, disse.
Já os enfermeiros Roseanne Nunes e Wendel Marcos do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HUT marcaram presença no 25º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, maior congresso anual da área da Saúde na América Latina. Roseanne, que também é professora e palestrante participou das sessões científicas, com o tema central: Notificação de Incidentes de Segurança do Paciente: um relato de experiência.
Na capital paulista, a enfermeira Breila Melo e o Técnico de Patologia, Olavo Dionísio da Agência Transfusional do HUT estiveram Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (HEMO) atualizando os conhecimentos em novas tecnologias, ferramentas, tratamentos e terapias para doenças que comprometem a produção dos componentes do sangue.
Outra capacitação importante que aconteceu em outubro teve foco na aplicação dos princípios do “5S na Saúde”, um conjunto de práticas de gestão visando aprimorar a organização e eficiência nos serviços de saúde.
Destinado aos servidores e gestores da unidade, o treinamento que resulta em benefícios diretos para os pacientes e trabalhadores foi aplicado pelo renomado professor, Geraldo Amaral Júnior, precursor da “Lean Healthcare” na América latina, metodologia que ajuda a criar um valor máximo para os pacientes.
O diretor geral do HUT, médico Ítalo Costa, destacou a importância da participação dos servidores em eventos desse porte. “Uma gestão de qualidade é fundamentada pela experiência e pelo aprendizado contínuo”, concluiu.