41° Assembleia do Conselho Municipal de Turismo aborda tecnologia, feiras nacionais e indicadores turísticos

41° Assembleia do Conselho Municipal de Turismo aborda tecnologia, feiras nacionais e indicadores turísticos. Foto (Ascom/SEMDEC).

Nesta terça-feira (31), foi realizada a 41° assembleia ordinária do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), presidida pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Alessandro Dantas. A reunião ocorreu no espaço THEch, o Hub de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Teresina, localizado na Praça Ocílio Lago (Praça dos Skatistas).

O encontro contou com a presença de 19 conselheiros e convidados e teve como principais pautas: apresentação do projeto da Feira de Turismo no Brasil; possíveis caminhos para uma plataforma online de vendas e a análise dos indicadores turísticos em 2023.

O encontro teve início com a apresentação do novo secretário da SEMDEC, Alessandro Dantas, bem como a sua nomeação como presidente do COMTUR, que na oportunidade se colocou à disposição para auxiliar nas resoluções, em especial as das rotas do turismo. “Coloco a secretaria à disposição para que possamos contribuir ainda mais com esse pilar do desenvolvimento econômico tão forte como é o turismo, e auxiliar, sobretudo, as nossas rotas rurais que são importantíssimas para a economia capital”, pontuou o gestor.

Em seguida, o organizador da Feira de Turismo no Brasil (FTB), Pablo Martins, apresentou as principais ideias e projetos referentes à feira de turismo no Brasil, prevista para acontecer de 25 a 28 de março de 2024. “A ideia é utilizarmos o Teatro G3 para a solenidade de abertura e de encerramento, as demais palestras nacionais, além disso, planejamos 60 stands para o evento, que contará com estados de todo o Brasil presente na feira, por isso, necessitamos do apoio da prefeitura e do governo do estado”, afirmou.

Adiante o coordenador de Inovação e Tecnologia da SEMDEC, José Bringel Filho, abordou a pauta referente a possíveis caminhos para uma plataforma online de vendas para o artesanato da capital. Na apresentação foram abordados dois pontos que se destacam para as possíveis aberturas dessa plataforma.

“As possibilidades que podemos seguir são dois caminhos, o primeiro é o lançamento de um edital aberto, para que empresas inovadoras e startups, pudessem se interessar por esse desafio e apresentar a possibilidade de implantar uma solução de marketplace em Teresina, já o outro caminho seria a possibilidade da SEMDEC, buscar a oportunidade de operacionalizar com seu corpo atual de colaboradores e fazer a combinação criativa de ferramentas já existentes, como o Instagram, Google forms, mercado pago, para que cheguemos nos resultados que queremos”, destacou.

Na oportunidade, o coordenador de Turismo da SEMDEC, Eneas Barros, apresentou os indicadores turísticos com participação da secretaria em feiras nacionais em 2023, com destaque para a receita turística representando um aumento de 69,8% e o aumento também do fluxo turístico em 29,7%, na capital no referido ano.

“O aumento desses indicadores se deve ao esforço que a SEMDEC faz nesses eventos, pois assim temos a possibilidade de encontrarmos operadores de turismo, agências de viagens, jornalistas, turistas, e vamos de encontro a eles, para levarmos informações de Teresina, e isso reflete diretamente no aumento desses números”,  concluiu o coordenador de Turismo.

Ao final da reunião, os conselheiros votaram e aprovaram para a continuidade do uso do Fundo Municipal de Turismo para participação em feiras nacionais em 2024 e consideraram relevante a realização da Feira do Turismo do Brasil em Teresina, por sua dimensão e pelos resultados sociais e econômicos que deve gerar.