Durante dois dias, professores, pedagogos e profissionais da área da educação estão reunidos na Conferência Preparatória CONAE 2024 – Etapa Teresina. A abertura ocorreu na tarde da última segunda-feira (31/10) e as discussões se estendem durante todo o dia de hoje (01/11), no Centro de Formação Odilon Nunes (CEFOR), na zona Norte da capital. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Educação (Semec), em parceria com o Fórum Municipal de Educação de Teresina (FME/THE) e o Conselho Municipal de Educação de Teresina (CME/THE),
“Momento para reflexões, debates e proposições que contribuirão para a Conferência Nacional de Educação 2024 (CONAE 2024), que será realizada de 28 a 30 de janeiro do ano que vem, e servirão de base para o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano Municipal de Educação (PME) 2024-2034. Além disso, estamos avaliando a execução do Plano Nacional em vigência, identificando problemas e necessidades educacionais”, afirma o coordenador do Fórum Municipal de Educação de Teresina (FME), professor Francisco Rodrigues.
O evento conta com a participação de diversas entidades, entre elas a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Universidade Federal do Piauí (Ufpi), União Nacional dos Conselheiros Municipais de Educação (UNCME), União Nacional dos Estudantes Secundaristas (UBES), Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), dentre outras.
O secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, considera que a Conferência Preparatória de Teresina é muito importante para definir os rumos do ensino nos próximos anos. “É com este trabalho colaborativo que a gente vai, cada vez mais, entregar uma educação que a sociedade precisa para a emancipação. As discussões realizadas aqui, sem dúvida alguma, serão de grande importância neste sentido”.
A palestra de abertura foi realizada pelo professor da UFPI, Francisco Willams de Assis Soares Gonçalves, com o tema “O Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado para a garantia da Educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.
Estão sendo trabalhados 7 eixos temáticos, entre eles: PNE como articulação interfederativa; a garantia universal da educação e permanência do estudante na escola; inclusão, diversidade e combate à discriminação na educação; gestão democrática, com inclusão da participação popular; valorização social e econômica do profissional da educação; financiamento da educação pública.