Prefeitura de Teresina e Governo de Moçambique iniciam Programa de Estudos sobre Saneamento Urbano

Prefeitura de Teresina e Governo de Moçambique iniciam Programa de Estudos sobre Saneamento Urbano. Foto: Ascom/Semplan

A Prefeitura de Teresina, por intermédio da Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), realizou, nesta última terça-feira (07), a primeira aula do curso de formação sobre Saneamento Urbano, ministrado aos gestores públicos, engenheiros e técnicos da área de saneamento básico e ambiental de Moçambique. A formação faz parte do Projeto de Saneamento Urbano (PSU 2019 – 2025), de Moçambique, financiado pelo Banco Mundial, em colaboração com o município de Teresina.

A aula inaugural foi ministrada pela Prof. Drª Elaine Aparecida da Silva, docente do Departamento de Recursos Hídricos, Geotecnia e Saneamento Ambienta da Universidade Federal do Piauí. O treinamento seguirá com aulas ministradas por técnicos da Prefeitura de Teresina e convidados. As aulas estão programadas para acontecer de forma online, até o dia 7 de dezembro. A formação também deve contar com visitas de campo no Brasil (em Teresina e São Paulo) e envolve um total de 30 colaboradores.

“Além destes encontros virtuais entre as equipes, teremos missões in loco previstas ainda para este ano em Teresina, como uma visita técnica ao Parque Lagoas do Norte, bem como a outras ações do Programa Viver + Teresina, além de Estações de Tratamento de Águas e Esgotos. Além disso, com o apoio da SABESP, realizaremos visitas técnicas à infraestrutura de saneamento em São Paulo e ao projeto Aquapolo, maior sistema de produção de água de reúso industrial na América do Sul, e um dos maiores do planeta”, explica o Coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira.

Saneamento em Moçambique

O Ministério de Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH), de Moçambique, está implementando, através da Direção Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento (DNAAS), financiado pelo Banco Mundial, o projeto Saneamento Urbano (PSU 2019-2025), nos municípios de Beira, Tete, Quelimane e Nampula. O objetivo do PSU é fortalecer a capacidade institucional, com enfoque nas melhorias dos serviços municipais de saneamento. Por isso, prevê uma série de formações a nível nacional e municipal.