Prefeito Dr. Pessoa celebra, com o CREA/PI, lei que determina inspeção em edificações públicas e privadas de Teresina

Dr. Pessoa recebe a visita do CREA/PI e de outros estados do Nordeste (Fotos: SEMCOM/Dantércio Cardoso)

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, recebeu nesta quinta-feira (9), no Palácio da Cidade, uma equipe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI), que veio em uma visita de agradecimento pela assinatura do Decreto da Lei de Inspeção Periódica em edificações que será realizado em prédios públicos e privados de Teresina.

Na ocasião, o prefeito D. Pessoa ressaltou a importância da regulamentação da Lei. “Hoje estamos celebrando esse momento com um grande objetivo de prevenir acidentes e salvar vidas. Com o decreto, prédios de equipamentos públicos e privados de Teresina deverão receber uma vistoria técnica, manutenção preventiva e periódica para garantir a segurança da população”.

Segundo o secretário de Planejamento e Coordenação, o ministro João Henrique, que fez o primeiro contato com o CREA/PI, disse que é um marco para Teresina e que estava faltando essa lei. “Desde o primeiro momento que eu apresentei a preocupação para o doutor Pessoa, ele autorizou imediatamente, e disse vamos fazer, é importante isso. E hoje, aqui na solenidade, comemorativa a elaboração e extensão dessa lei e a promulgação desse decreto, o prefeito deixou claro a sua intenção no sentido de que os prédios, de modo geral, sejam vistoriados quando dá oportunidade de anos edificados e que isso seja importante para Teresina, para a manutenção inclusive de toda a estrutura, vai dar mais tranquilidade de quem trabalha ou de quem reside”, falou.

O presidente do CREA/PI, Ulisses Filho, entende que a regulamentação da Lei de Inspeção Predial será mais um legado da gestão à frente do Crea-PI. “Sempre mantivemos um bom diálogo com a Prefeitura de Teresina e propusemos por intermédio do secretário de planejamento, o ministro João Henrique, que levou ao prefeito dr. Pessoa, e prontamente assinou o decreto e foi promulgada. Com isso, nossa cidade estará mais protegida, e os profissionais registrados no Conselho terão mais oportunidades no mercado para exercer sua profissão”, destacou.

Ele acrescentou ainda que está sendo traçando um planejamento para logo ser iniciado as vistorias técnicas. “Vamos seguir toda a legislação, os prédios que deverão ser vistoriados, área construída. Caso sejam identificados problemas que possam representar risco à segurança e à solidez da edificação, poderá ser realizada uma perícia específica com uma única finalidade de verificar as condições de estabilidade e segurança construtiva das edificações no âmbito do município de Teresina”.