Três pesquisas produzidas por profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semec), serão apresentadas no 10° Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE), que ocorrerá entre os dias 15 e 18 de novembro, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), estado de São Paulo. As pesquisas aprovadas para a apresentação foram produzidas pela coordenadora pedagógica dos cursos de Libras da Semec, professora Thayane Freitas, pela chefe da Divisão de Educação Inclusiva da Semec, psicóloga e professora Amanda Kárdia, pela psicóloga e professora Euna Nayara, e demais formadoras da equipe.
Os artigos foram produzidas diretamente com dados de pesquisas de campo nas Escolas Municipais e Centro Municipais de Educação Infantil da capital.
A conquista é mais uma das ações que destaca a Rede Municipal de Educação de Teresina, através dos esforços da Semec e da Prefeitura de Teresina. O município é “destaque nacional em desempenho educacional, o 1º lugar entre as capitais brasileiras, com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, destaca Amanda Kárdia. A partir da apresentação dos trabalhos as pesquisadoras almejam também fornecer bases discursivas que elevem Teresina como destaque na Educação Especial. Isso, com base na explanação dos resultados de formações e ações voltadas para a temática implementada nas instituições de ensino do município.
Thayane Freitas irá apresentar no Congresso o artigo “Trajetórias Educacionais de professores de Surdos na Escola Regular”, feita em parceria com a professora Nádia Fernanda, da Universidade Federal do Piauí.
O trabalho traz os resultados da formação de professores ofertada pela Semec no Centro de Formação Odilon Nunes, zona Norte de Teresina.
“Importante fazer essa discussão para ser compreendida também a visão do professor, porque as formações feitas no centro de formação são para auxiliar e capacitar os professores, com o objetivo de garantir todo o aparato legal que os alunos com deficiência têm direito”, enfatiza.
Já a Amanda Kardia irá apresentar o artigo “Formação Continuada numa perspectiva inclusiva no município de Teresina-PI”, produzida em parceria com Alessandra Meneses, Cássia Dias e Euna Nayara, todas integrantes da equipe de formação inclusiva da Semec.
Amanda ressalta que a apresentação da Formação Inclusiva de profissionais da Educação Básica é o principal desafio enfrentado hoje, para garantir a inclusão dos estudantes com deficiência.
“Não é mais um simples projeto. Virou uma formação regular da Educação Especial, então, vamos apresentar como essa pesquisa vem sendo desenvolvida. Pretendemos ampliar esse trabalho na Rede e mostrar o trabalho positivo de Teresina, que a nível de Brasil é um desafio”, pondera.
*Saude Mental e a Pandemia*
A pesquisadora Euna Nayara vai destacar na sua apresentação no congresso, o tema “Saúde Mental e Pandemia: Fatores de Risco” produzido com colaboração da professora Edna Garcia, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), sua pesquisa de mestrado realizada em instituições de educação da Rede Municipal.
A pesquisa pontua os principais fatores de risco para o adoecimento mental infantil em período de isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19.
“Esse artigo trata dos fatores de risco relacionados à saúde mental infantil, os quais fazem parte do cotidiano dos alunos e que naturalmente levam para o ambiente escolar. São discutidos também os fatores de promoção para a saúde mental e a importância de se incluir cuidados de saúde mental infantil na agenda das nas nossas escolas para trabalhar de forma efetiva em prol do bem estar desse público”, destaca.
“No centro de formação não desenvolvemos somente as formações de professores. Temos também estudos, projetos e atividades práticas. Tudo isso só é possível por meio de estudos e pesquisas de campo feitas em escolas da Rede”, acrescenta Thayane Freitas.
Ela enfatiza que a participação da Semec será um ato de grande importância para o desenvolvimento de novas políticas educacionais para a Rede Municipal de Educação de Teresina.
Durante o congresso, além da troca de experiência com autores renomados, estudantes e pesquisadores da Educação Especial de diferentes regiões e realidades brasileiras, as profissionais da Semec irão realizar visitas técnicas sobre a implementação da Educação Especial nas escolas de São Carlos e da metrópole de São Paulo, de modo a pontuar estratégias positivas e possibilidade de implementação dessas medidas nas instituições de Teresina.
O 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial é coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da UFSCar, promovido com objetivo de unir pesquisadores em discussões filosóficas para a evolução conceitual e em políticas públicas para a Educação Especial. Por meio de diversos eixos temáticos, o evento busca contribuir positivamente para a Educação Inclusiva, de maneira que seja adaptada as necessidades especiais dos alunos com deficiência, espectros e transtornos quanto ao processo de aprendizagem, superando uma educação segregadora e promovendo a cidadania desse público.