A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) participou na noite deste sábado, (11), no Parque da Cidadania, do I Aniversário Prismas Mais Inclusão, que contou com cerca de 500 famílias. A Semcaspi foi uma das instituições apoiadoras da causa social.
O evento foi idealizado pela Associação Prismas, que atende há três anos crianças com o Transtorno do Espectro Austista (TEA) e teve como objetivo incluir esse público nas festividades de aniversário, como anfitriões e convidados.
De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, é importante que o poder público e a sociedade civil fortaleçam projetos como este.
“A Prefeitura de Teresina, por meio da Semcaspi, está aqui apoiando a Prismas. É importante que cada um de nós possa estender a mão e abraçar projetos com este impacto social. Esse é o primeiro aniversário Prismas Mais Inclusão, que ganhou este formato, que está muito rico, bonito e festivo”, ressaltou.
Para Socorro Bento, secretária executiva de Políticas Integradas (Semcaspi), o não convite de crianças com espectro autista em festas de aniversário é uma exclusão social e que essa realidade precisa ser mudada.
“Apoiamos, com certeza, esse aniversário feito exclusivamente para as crianças dentro do espectro autista. É um evento para que as crianças e as famílias tenham um aniversário diferenciado, um aniversário feito só para elas. São atividades sem grandes barulhos, com os pais e as crianças assistidas pela Prismas. Muitos pais reclamam que as crianças não são convidadas para os aniversários ou que quando convidam outras crianças, essas não vão”, destacou.
Elisângela de Oliveira, coordenadora geral da Associação Prismas, explicou que o objetivo do I Aniversário Prismas Mais Inclusão é acolher tanto os pais quanto seus filhos, diagnosticados com transtorno do espectro autista.
“Estamos aqui no primeiro aniversário Prismas Mais Inclusão. É um momento único. O que acontece com muitos de nós, pais de autistas, crianças e pessoas autistas, muitas vezes, a gente não é convidado, como no meu caso, para nenhum aniversário dos coleguinhas. Então, a Prismas fez isso para acolher. A gente está aqui acolhendo os associados. Isso aqui é qualidade de vida. Você acolher, você participar da vida social, da psico-social dessa família. Para fazer um evento desse tamanho, a gente contou com várias parcerias, como o apoio da Semcaspi, por meio do Allan Cavalcante. Nossa gratidão a cada um dos parceiros”, contou.
PRIMAS MAIS INCLUSÃO
A Associação Prismas é uma organização não governamental que atua há três anos em Teresina, acolhendo e orientando famílias que possuem pessoas com transtorno do espectro autista, principalmente, com a efetivação dos direitos, proporcionando terapias parentais e treinamento. A instituição trabalha ainda na mobilização de criação de leis e direitos a fim de proporcionar qualidade de vida a esse público. A Prismas fica localizada na Rua Alfredo Ferreira, nº 3112, no bairro Ilhotas. Para maiores informações, entrar em contato: (86) 98182-2613.