Escola Municipal Planalto Ininga realiza contação de história

A Escola Municipal Planalto Ininga, localizada na zona Leste de Teresina, realizou um momento de contação de história para os alunos. A ação foi voltada para estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que estão desenvolvendo a escrita e conhecendo o trabalho de escritores. Nesta atividade, eles contaram com a escritora Débora Facchinetti, autora do livro “O jacaré Getúlio”, obra trabalhada com os alunos para despertar a conscientização ambiental. A contação de história é uma forma lúdica de transmissão de conhecimentos que estimula a imaginação, por auxiliar no desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional dos estudantes.

Ouvir histórias estimula o imaginário das crianças e faz com que elas produzam suas próprias histórias. A diretora da unidade de ensino, professora Raimunda Pinheiro, falou sobre a emoção vivida pelos alunos.

“Observamos nos olhos das crianças a alegria e o entusiasmo de estar fazendo parte desse momento, pois estar diante da própria autora ouvindo a história é bem diferente do que ouvir de outra pessoa. Eles conversaram com a professora e escritora Déborah, abraçaram e dançaram com o Getúlio, momento prazeroso e ao mesmo tempo de aprendizagem, “conclui a diretora.

A escola deve ser um ambiente de estímulo ao gosto pela leitura e escrita e a contação de história é uma atividade bastante animada, divertida e prazerosa, que transforma o espaço da sala de aula, favorecendo o desenvolvimento do educando, promovendo inúmeros benefícios.

 De acordo com a autora Débora Facchinetti, “o Projeto Getúlio na Escola aborda temas essenciais para o desenvolvimento social e emocional das crianças. O livro conta a história do nascimento à infância do Getúlio, que fala de forma sensível e ao mesmo tempo divertida sobre a inclusão, respeito às diferenças, empatia, solidariedade, união e amor”.

As crianças amam e demonstram muito afeto pelo Jacarezinho Getúlio e muitas se identificaram com ele, contribuindo e favorecendo  para o respeito mútuo, cooperação e interatividade e ainda  auxiliando na construção do conhecimento e na formação cidadã.

Portal MPiauí