O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, visitou, na tarde desta segunda-feira (20), a obra de requalificação urbana que o Viver+Teresina, programa de investimentos com foco na adaptação da cidade aos efeitos da emergência climática, está realizando no bairro Nova Brasília, zona Norte.
“Os empresários e os trabalhadores estão aqui a todo vapor trabalhando com um serviço de qualidade. As obras vão ficar bonitas, agradáveis para o esporte e o lazer. Estamos trazendo mais alegria para a região e todos que estão aqui. Eu só tenho felicidade em ver a obra em andamento e mais ainda de saber que será entregue antes do final do ano”, disse Dr. Pessoa.
A obra está modificando a realidade da comunidade que vive no entorno da lagoa do Mazerine, que está totalmente degradada por conta da prática contínua de depósito de lixo em suas margens. No local, estão sendo construídos uma quadra poliesportiva com arquibancada, equipamento de futmesa, quadra de areia, playground, academia de força e outros equipamentos de urbanismo.
Além disso, o paisagismo é uma prioridade no projeto. As árvores que existiam no local estão sendo cuidadas e novas mudas deverão ser plantadas no início do período chuvoso. E, para reforçar o plantio e garantir a saúde dessas mudas, a equipe do Viver+Teresina implementou uma composteira.
Além dessa obra, o prefeito visitou o Parque Lagoas do Norte, onde a prefeitura pretende fazer algumas intervenções. A intenção é valorizar ainda mais o espaço, onde várias famílias costumam praticar lazer e encontrar os amigos. Segundo o prefeito, uma das lagoas situadas no parque, que tem boa qualidade de água, será revitalizada. A Praça dos Orixás também será reformada e vai ganhar obras de drenagem e esgotamento sanitário, além de uma academia popular e banheiro.
Acompanharam prefeito na visita o Superintendente das Ações Administrativas Descentralizadas -Saad Norte, Welton Bandeira, e o Diretor do Viver+Teresina, Bruno Quaresma Montes, que avaliaram de maneira positiva o trabalho que está sendo realizado.
“É importante essas obras de drenagem para Teresina em razão do período chuvoso, principalmente para os moradores da zona Norte da capital. As obras vão garantir fluidez das águas para o rio evitando enchentes. O prefeito está de parabéns por agir pensando nos mais pobres e nas pessoas mais necessitadas dessa região porque às águas pluviais são muito fortes e prejudicam à população”, ressaltou Welton Bandeira.
O Viver+Teresina também tem um projeto para revitalizar a lagoa do bairro São Joaquim. A obra está em processo de licitação e deverá custar R$ 8 milhões.
O prefeito também visitou a Rua Alvorada que fica localizada no bairro Parque Alvorada. Antes, o local ficava alagado no período chuvoso e hoje o problema está sendo solucionado, pois foi colocada uma bomba para dragar a água. Para resolver definitivamente o problema, o Viver+Teresina fará uma galeria e outras soluções de drenagem. A obra deverá custar R$ 1 milhão.
“A minha avaliação é a mais positiva possível porque o prefeito Dr. Pessoa sempre vem nos visitar e foi uma demanda do prefeito no início da gestão para entregarmos todas as obras prometidas dentro do Programa Lagoas do Norte que não foi continuado, mas estamos executando porque o prefeito arrumou recursos e nós terminamos os projetos e agora estamos entregando as obras, algumas já em andamento e outras em licitação para serem iniciadas. Estamos empenhados e trabalhando para ajudar a população de Teresina”, disse Bruno Quaresma Montes.