Semcaspi oferta três refeições para população em situação de rua no Centro Pop

Semcaspi oferta três refeições para população em situação de rua no Centro Pop. Foto: Ascom/Semcaspi

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), está disponibilizando, no Centro Pop, localizado na sede do Centro de Valorização para População em Situação de Rua, na região Centro/Norte, três refeições, sendo café, almoço e janta, para as pessoas que estão em situação de rua, assistidas na unidade. Este serviço já era ofertado no abrigo temporário, Casa do Caminho, também situado no Centro de Valorização.

O Centro Pop presta serviço da proteção social especial de média complexidade, fazendo atendimentos e os devidos encaminhamentos deste público para serviços públicos, como da própria assistência social, de saúde, de emissão de documentos e outros.

De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, este serviço foi pensado para atender a demanda apresentada no Centro Pop.

“O Centro Pop encaminha esta população para o Restaurante Popular e lá fazia a refeição. No entanto, só o almoço não é suficiente, para este público que está em situação de vulnerabilidade. Iniciamos no final do primeiro semestre o novo plano de trabalho, que inclui as três refeições básicas e lanches entre essas refeições. Era um anseio nosso que agora deu certo!”, ressaltou.

Ariana Sousa, gerente do Centro de Valorização para População em Situação de Rua, explica que o novo plano de trabalho conseguiu fortalecer mais ainda o atendimento prestado a esse público.

“Em 2021, foi inaugurado o Centro de Valorização para a População em Situação de Rua, é um serviço que não tem em todas as capitais e desde a sua inauguração, estamos buscando melhorar o atendimento para essas pessoas. Com a implantação deste serviço, passamos a oferecer dormitórios climatizados, banheiros para a higienização pessoal, lavanderias, refeitórios e até auditórios. A novidade, agora, é a oferta das três refeições para aquele usuário que não tem a intenção de ser acolhido no abrigo”, explicou.

SENSIBILIZAÇÃO

Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, reforça que o atendimento prestado nas unidades do Centro de Valorização para População em Situação de Rua exige que este público se sinta sensibilizado e queira os serviços. “É importante frisarmos que a Assistência Social não é uma política que obriga ou que força alguém a querer algo. Trabalhamos com a sensibilização feita pelos Agentes de Proteção Social (APS) a população de rua. Nas abordagens, os APS buscam por meio da apresentação do serviço e do convencimento, que estas pessoas aceitem os nossos atendimentos”, orientou.