X Festival de Talentos Musicais é realizado na Escola Municipal Hermelinda de Castro

 

Projeto Pedagógico Rede de Cultura “Musicalidade e Percepção Sonora”

O Projeto Pedagógico Rede de Cultura “Musicalidade e Percepção Sonora”, desenvolvido na Escola Municipal Hermelinda de Castro, localizada no povoado São Vicente, zona Rural de Teresina, é uma proposta para o desenvolvimento e valorização da educação musical como forma de apreciação e lazer nos primeiros anos da educação básica. A unidade de ensino sediou o X Festival de Talentos Musicais, uma realização da Rede de Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Participaram do festival 5 escolas do Eixo Socopo da zona Rural da capital, sendo elas a Escola Municipal Hermelinda de Castro, Escola Municipal São Gonçalo, E. M. Joaquim Marinho, E. M. Santa Filomena e E. M. Cajazeiras. O projeto tem como objetivos desenvolver a sensibilidade para se tornar mais perceptivo em relação à importância da música, do universo sonoro e da educação sonoro-musical dentro de um contexto educacional que visa o ser globalmente, além de proporcionar vivências musicais diversas que utilizem (despertem) os sentidos da criança, explorando muitas maneiras de percepção do meio e que valorizem a coletividade, a cooperação e a autonomia.

De acordo com a diretora e professora Maria Ferreira, o festival foi um dia especial para que os estudantes pudessem demonstrar seu dom. “Um verdadeiro show de arte, protagonismo e criatividade, onde os estudantes subiram ao palco e nos brindaram com seus talentos artísticos”, comentou a diretora.

A música tem um papel relevante como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois ela oportuniza laços sociais e interatividade, além disso contribui para a formação cultural do meio em que está sendo inserida, servindo para o aprimoramento da aprendizagem.

Alunos participando do Festival de Talentos Musicais