A Coordenadoria Municipal dos Direitos Humanos de Teresina esteve reunida, nesta quarta-feira (29), no Salão Nobre do Palácio da Cidade, com sociedade civil e órgãos governamentais para tratar sobre a reativação do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para população em situação de rua, que desde 2022 estava desativado.
Segundo o Coordenador Municipal dos Direitos Humanos de Teresina, André Santos, essa foi a primeira reunião para reativar o comitê.
“Essa foi a primeira reunião onde será elaborado um decreto de reativação do comitê que terá os novos representantes para que eles tenham um mandato de dois anos e possam fiscalizar toda a política voltada para a população em situação de rua”, disse André Santos.
Para Michele Duarte, da Coordenação Especial de Direitos Humanos – CEDH, é importante o fortalecimento da política municipal para a população em situação de rua.
“É importante fortalecer a participação dos órgãos públicos, da organização da sociedade civil nesse comitê, como por exemplo, a Associação Beneficente São Paulo Apóstolo – ABESPA, representada pelo padre João Paulo, além de representantes de órgãos públicos”, disse Michele.
O comitê vai fiscalizar todas as políticas que são feitas para a população em situação de rua, dentro das secretarias, das instituições a qual elas são representadas. Nesta reunião foi tratado sobre o regimento interno, e foi definida a data do segundo encontro que acontecerá no próximo dia 19 de dezembro onde será dado posse aos novos representantes do comitê de população de rua.
“O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa tem essa preocupação, é um marco em sua gestão, a questão de cuidar da população em situação de rua, de cuidar do povo. É uma ideia dele desenvolvida na campanha, ainda na criação do seu plano de governo. E a gente está colocando isso em prática, reativando esse comitê”, finalizou o coordenador dos Direitos Humanos de Teresina.