Produção textual é destaque na Escola Municipal Professora Cristina Evangelista

Alunos do 4º ano da Escola Municipal Professora Cristina Evangelista, localizada na zona Sul de Teresina, realizaram o encerramento do gênero textual Encenação com a apresentação de diversos contos como Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, João e Maria, Os três Porquinhos e a lenda Cabeça de Cuia. A ação foi coordenada pela professora de produção textual Delma Maria.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Língua Portuguesa (1998) propõem a utilização dos gêneros textuais como objeto de ensino para a prática de leitura e produção e sugerem o texto oral e escrito como a concretização de um gênero, e, por isso, defendem os gêneros como fortes aliados no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa.

A ação teve o objetivo de proporcionar interatividade e criatividade, uma vez que houve interação entre os participantes dos grupos. Eles tiveram a oportunidade de criar seus próprios trajes, ou seja, se caracterizaram de acordo com o personagem e desenvolveram a oralidade. De acordo com a professora Delma Maria, “encenação é um gênero textual e a forma mais original de trabalhá-lo é com atuação, onde os alunos se deslumbram com as interpretações realizadas”.

Seja no aspecto pedagógico ou no aspecto artístico, a encenação auxilia o aluno no seu crescimento cultural e na sua formação como indivíduo. Sendo assim, atividades relacionadas a este gênero textual tornarão a aprendizagem prazerosa e participativa, além de ser uma forma de entretenimento e de educação, pois desenvolve o trabalho em grupo, ajuda a superar a timidez, desenvolve a imaginação, memorização e o vocabulário e traz diferentes conhecimentos.