Uma disputa saudável e incentivadora entre os alunos da Escola Municipal Professora Cristina Evangelista, localizada na zona Sul de Teresina, aconteceu dentro da programação do Projeto Curtição Literária, que ocorre durante todo o ano em todas as turmas. Dentro dele existe o projeto de incentivo à leitura.
A intenção é incentivar os alunos a terem acesso livre a títulos disponíveis na biblioteca da escola, de livre escolha e com o acompanhamento da pedagoga Maria Alda Lopes de Sousa, que registra o empréstimo do livro e avalia no ato da devolução se o aluno realmente leu e fez uma sinopse ou relatório oral sobre a leitura feita. Nesse momento, ela também avalia a fluência de leitura dos estudantes e a produção de textos. A participação é voluntária e a premiação ocorre duas vezes por ano, de acordo com a quantidade de livros lidos entre os meses de abril e julho e de setembro a dezembro.
A Coordenação Pedagógica acompanha através de registros os alunos que estão fazendo uso da leitura e quais os livros estão lendo. A atividade envolve alunos do 1º ao 9º ano. Ao final é realizado um levantamento dos estudantes que mais foram à biblioteca e fizeram aquisição de livros para a leitura. Estes alunos são agraciados com uma medalha. De acordo com a professora e diretora Glêce Rufino, receberam medalhas alunos do 4º, 5º, 6º e 7º ano, sendo os que mais leram durante o ano letivo de 2023.
“É um momento de reconhecimento e incentivo para que possamos valorizar o projeto e os nossos alunos. A leitura é importantíssima. Essa questão de leitura e de vir à biblioteca é um grande motivador e ajuda em todas as outras disciplinas”, afirma Glêce Rufino.