Semec discute ações de parceria com Coordenação do PROERD no Piauí

A coordenadoria do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD) do Estado do Piauí reafirmou a parceria entre Polícia Militar do Piauí (PM-PI) e Secretaria Municipal de Educação (Semec) de Teresina na manhã desta terça-feira (9). Estiveram reunidos a coordenadora estadual do PROERD no Piauí, major Marcia Geane Ribeiro, o coordenador adjunto do PROERD Piauí, Gesiel dos Santos Sobrinho, e a secretária executiva de Gestão da Semec, professora Edileusa Sampaio. A reunião tratou sobre a oficialização da continuidade da parceria da Secretaria com o Programa e, assim, a garantia da implementação na Rede Pública Municipal de Educação.

Durante a reunião foi apresentada à professora Edileusa a metodologia do PROERD nas escolas, que conta com materiais lúdicos didáticos sobre as consequências negativas do contato com drogas lícitas e ilícitas, assim como diálogo acerca de violência e bullying no ambiente escolar, além da função e contatos de órgãos de segurança aos quais se recorrer em cada necessidade, dentre Pronto-socorro, Polícia e Bombeiros. “Instituições parceiras devem estar lado a lado para prevenir a violência na Rede. Possuímos mais de 300 processos de abusos de crianças, temos quase 100 mil alunos e 321 instituições de ensino. Portanto, é muito importante esse trabalho da Polícia com jovens em situação de vulnerabilidade”, destaca a secretária executiva de Gestão.

O PROERD é um programa federal implementado desde a década de 1990 no Brasil, que funciona com a presença de policiais militares voluntários que passam por treinamento para atuar junto aos estudantes das escolas brasileiras a fim de proporcionar cultura de paz e prevenir consumo de entorpecentes durante a infância e adolescência.

“São criados laços de amizade com o policial dentro da escola e as crianças passam a ver a Polícia como instituição que está na sociedade para proteger e assim se estabelece uma relação de confiança. Em atividade, recebemos às vezes relatos de crianças sobre situações de violência dentro de casa, de modo que podemos solicitar intervenção de órgãos necessários”, destaca a major Márcia.

O PROERD é realizado em formato de minicurso, com aulas semanais durante o período de 10 ou 8 semanas, de acordo com as necessidades e potencialidades da instituição de ensino que solicita a colaboração do programa. As atividades do Proerd tratam a respeito da prevenção ao uso e abuso de drogas diversas, bullying, direitos a serem respeitados e deveres a serem cumpridos, cidadania; é ensinado sobre como abrandar a raiva e a violência em troca do diálogo.

“Fazemos com que a criança tome decisões saudáveis e responsáveis, a pensar desde a infância nos resultados de suas escolhas em diversas situações da vida em relação às drogas e à violência. É um programa consolidado aplicado por toda a PM do país por policiais voluntários”, afirma o major Gesiel sobre a importância do programa nas escolas brasileiras.

Gesiel Sobrinho afirma que aproximadamente 430 alunos da Rede do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental se formaram nas turmas Proerd, em 2023. Professores e alunos são certificados pela participação e firmam compromisso com as diretrizes de não violência e afastamento de drogas propostos. A Major Márcia Geane finaliza destacando que o programa é sobretudo destinado aos estudantes que não tiveram contato com drogas ainda, justamente como estímulo ao afastamento destes através do conhecimento acerca dos danos que podem trazer à saúde e à convivência social.

Por meio da parceria, a Semec de Teresina se compromete em garantir uma educação ampla para a comunidade da capital, de modo que além de conteúdos pedagógicos também aprendam importantes conhecimentos sobre a vida e autocuidado.