Alunos da Escola Municipal Murilo Braga participaram de solenidade de formatura pela participação nas aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (PROERD-PI), ocorrida na última segunda-feira (8). Ao todo, foram graduados 180 estudantes da instituição de ensino durante a cerimônia, realizada no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, bairro Marquês de Paranaguá, zona Norte de Teresina. O PROERD-PI é implementado na Rede Pública Municipal em parceria com a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
Por meio da parceria com a Semec, o Proerd realiza minicursos com estudantes da Rede Municipal, com aulas semanais no período de 8 a 10 semanas, de acordo com demandas e possibilidades de cada instituição, atendendo a crianças e adolescentes. Na Escola Municipal Murilo Braga as aulas do programa estiveram em atividade durante todo o segundo semestre de 2023, com previsão de manutenção da parceria segundo a diretora da unidade educacional, professora Gildeane Borges. “Através do programa os alunos têm sido orientados e auxiliados a fazerem escolhas seguras e saudáveis, longe da violência e do bullying na escola, ao ser trabalhada uma cultura de paz, bem como mantém os estudantes longe das drogas”, destaca.
As aulas do PROERD foram ministradas na E.M. Murilo Braga pela cabo Jullyana Amanda, que realizou trabalho com estudantes do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. O programa é uma iniciativa que visa trabalhar junto a juventude e pais a resistência contra o consumo de drogas, a violência e o bullying. Tem caráter preventivo, visto que não trabalha com pessoas com contato direto com entorpecentes, somente previne o primeiro contato com diferentes substâncias (não promove o tratamento de vício em drogas).
Durante a cerimônia estiveram presentes junto às crianças a instrutora do programa, a gestão escolar, coordenação pedagógica e os professores envolvidos na iniciativa, todos recebendo certificados pelo empenho desenvolvido, acompanhados pelo secretário municipal interino da Educação, professor Reinaldo Ximenes. Os estudantes e professores, ao concluírem o curso, firmam compromisso com o programa de se manterem afastados do consumo de drogas e de contribuírem para uma ambiente escolar livre do desrespeito com colegas da comunidade escolar.