Nesta quarta-feira (24), o prefeito Dr. Pessoa se reuniu com a ministra Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, em Brasília. Na ocasião, o gestor avançou as tratativas para a inauguração da Casa da Mulher Brasileira (CMB), em março, mês que se comemora o Dia Internacional das Mulheres.
A CMB é um equipamento público que visa oferecer um atendimento humanizado e integrado às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. De acordo com a Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas – SAAD Centro, serão investidos quase R$ 6 milhões, oriundos do cofre da união.
Dr. Pessoa ressaltou a importância da parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério das Mulheres, em uma obra de tamanha importância para garantir mais dignidade às mulheres teresinenses.
“Aqui as mulheres de Teresina terão condições necessárias de, em um só local, terem todo o atendimento de uma rede que ela precisa no caso de violência doméstica. Aqui vamos ter o judiciário, o atendimento psicológico, o atendimento social, o centro de referência Esperança Garcia, a guarda municipal e a guarda feminina, toda uma rede de acolhimento para as mulheres”, frisou o prefeito.
Ademais, as mulheres poderão acessar os serviços do município, do Ministério Público, da Polícia Civil, da Defensoria Pública, do Judiciário e de outros órgãos que compõem a rede de proteção. Além disso, a CMB contará com uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogas, advogadas, pedagogas e educadoras sociais.
“A violência doméstica é um problema que atinge diversas camadas sociais e equivale a toda ação danosa que venha a ser praticada contra mulher, sejam agressões físicas, patrimoniais, sexuais e psicológicas. A CMB vem como um espaço para que a mulher em situação de violência seja acolhida de forma humanizada, evitando a revitimização e garantindo os seus direitos”, explicou a secretária Karla Berger, secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, que acompanhou a comitiva que retornou de Brasília.