Embaixador do Japão parabeniza Teresina pelo curso de língua ofertado na Semec

Nesta segunda-feira (29), o embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, e comitiva, esteve no Centro de Formação Odilon Nunes, administrado pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec). Na pauta, conhecer de perto o curso de língua japonesa ofertado pela Secretaria, através do Centro de Cultura Japonesa, para a comunidade, bem como reafirmar a parceria com a cidade de Teresina.

Embaixador do Japão parabeniza Teresina pelo curso de língua ofertado na Semec (FOTO: Ascom/SEMEC)

O embaixador foi recepcionado pelo secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, e toda a equipe técnica do Centro de Cultura Japonesa (CPCJ), secretário executivo de Ensino, professor Reinaldo Ximenes, e coordenadores do Centro de Formação Odilon Nunes.

De acordo com Teiji Hayashi, a escola de língua japonesa é um orgulho para a embaixada, considerando os bons resultados alcançados ao longo dos últimos dez anos. “Me sinto honrado em conferir todo o empenho da Prefeitura, do secretário Nouga Cardoso e equipe, do amigo coordenador do CPCJ, Seiji Nakayama, dos professores, alunos e famílias. Para nós é gratificante. Hoje, reafirmamos nossa parceria”, ressalta o embaixador.

O secretário Nouga Cardoso agradeceu a visita do embaixador, do cônsul principal do Consulado do Japão em Belém, Satoshi Morita, e demais membros da comitiva, ressaltando o apoio e incentivo que vem recebendo do prefeito Dr. Pessoa em sempre buscar a qualidade da educação no município, bem como a oferta de cursos para a população de Teresina, dentre eles a cultura japonesa.

Nouga também destacou todo o empenho do professor e coordenador Seiji Nakayama e de todos os professores que já formaram dezenas de alunos, muitos deles com oportunidade de intercâmbio e outros já fixando moradia no Japão. “Fortalecer laços entre nossas nações é muito importante, principalmente, quando a parceria firma mais um compromisso com a Educação”, ressalta o secretário Nouga Cardoso.

O embaixador enfatizou que os interessados em fazer intercâmbio com o seu país devem procurar informações junto a Prefeitura, através da Semec e/ou no site da embaixada.

A escola de língua japonesa de Teresina foi criada em maio de 2010, através do interesse de ex-alunos bolsistas do governo japonês, ex-estagiários da Agência de Cooperação Internacional e piauienses interessados na cultura nipônica.

O centro promove iniciativas na área de cultura, educação e consultoria japonesa às pessoas. Além disso, aos sábados, são ofertadas aulas de japonês para cerca de 60 estudantes.