Nesta quinta-feira (01), o Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM), localizado no Centro de Teresina, realizou um encontro com as famílias de crianças e adolescentes que fazem atendimento médico e terapêutico na instituição. A reunião tem o objetivo de apresentar aos pais as normas e serviços prestados pelo Centro. O CMAM faz parte da administração da Prefeitura de Teresina, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Os encontros com as famílias são feitos no início de cada semestre. No primeiro momento da reunião foi esclarecido todos os procedimentos de atendimento aos jovens. Em seguida, os médicos e terapeutas explicaram as ações que os pais ou responsáveis devem fazer no ambiente familiar para auxiliar no progresso das crianças e adolescentes. O último ato da reunião marcou a distribuição dos cartões de atendimento com os horários das terapias e consultas médicas para as famílias, que retornam na próxima segunda-feira (05).
A diretora do CMAM, Daniela Escórcio, conta que é importante o apoio da família para a evolução dos jovens. “Para que os meninos e meninas possam se desenvolver é preciso que a tríade, escola, pais e o CMAM, através das terapias e dos serviços médicos, trabalhem em conjunto. Dessa forma, nós do Centro, conseguimos ver um bom avanço nas crianças e adolescentes”, afirma.
Fundado em 2017, o CMAM busca prestar serviços para jovens com transtornos e dificuldades de aprendizagem para que tenham um melhor desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e emocionais. As crianças e adolescentes recebem dois tipos de atendimento: médico, neuropediatra ou psiquiatra e o atendimento terapêutico, com psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e assistentes sociais.
Fabiana Sousa frequenta o CMAM há dois anos para acompanhar o filho, Jeferson Felipe, que faz tratamento terapêutico para o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) no Centro. Fabiana comenta que seu filho se desenvolveu muito e agradece ao CMAM por todo o acolhimento.
“Fomos bem recebidos por toda a equipe da instituição ao chegarmos à instituição. O Jeferson tem nove anos e aprendeu a ler com a ajuda dos profissionais daqui. A equipe é maravilhosa e eu só tenho a agradecer a todos”, finaliza.