Foi realizado na manhã desta quinta-feira (01), no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, zona Norte de Teresina, o treinamento anual com as manipuladoras de alimentos que trabalham nas unidades de ensino que integram a Secretaria Municipal de Educação (Semec). O evento tem o objetivo de capacitar as merendeiras da rede para que essas profissionais trabalhem de maneira mais assertiva e realizem tarefas da forma correta, tornando os resultados do âmbito escolar mais positivos.
A secretária executiva de gestão, professora Edileusa Sampaio, destaca a importância desses profissionais para as unidades de ensino. “Anualmente, ou quando necessário, a Semec e a equipe de nutricionistas da rede realizam treinamentos com o quadro de merendeiras visando o aprimoramento e preparação desses grupos para que possam proporcionar uma alimentação adequada, diariamente, a todos os estudantes dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas. Ressalto aqui o trabalho realizado por todas vocês”.
A ação acontece durante três dias, com a participação de merendeiras de todas as unidades de ensino. A atividade é coordenada pela Divisão de Nutrição da Semec, que abordou boas práticas de alimentos, como a importância da alimentação escolar, os perigos alimentares, higiene pessoal, higiene do local de trabalho, higiene dos equipamentos, recebimentos da merenda, armazenamento dos alimentos, coleta de amostra e descarte correto do lixo.
“Esse treinamento é anual, entretanto de acordo com a necessidade é realizado dentro da escola quando houver a necessidade, ou quando o gestor solicita. Hoje a ação aborda vários temas de uma forma mais ampla”, disse Kaira Oliveira, chefe da Divisão de Nutrição.
Outros temas trabalhados na capacitação com as merendeiras foram: Como cortar os alimentos, como cozinhá-lo, a forma correta de acondicionamento do alimento, orientações sobre o cardápio, que segue as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e o uso da proteção individual dentro da cozinha.