MATÉRIA: HUT alcança marca histórica na redução de resíduos sólidos

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) alcançou um marco significativo em sua jornada para práticas ambientalmente responsáveis e sustentáveis. Em janeiro de 2024, o hospital registrou a menor produção diária de resíduos sólidos desde o início de nossas operações, em 2008.

(HUT) resíduos sólidos ( FOTO: Ascom/ HUT)

No último mês, o HUT produziu uma média diária de 701,12 kg de resíduos de serviço de saúde, totalizando 21.734,60 kg ao longo do mês. Essa conquista ressalta o compromisso com o meio ambiente, assim como o empenho em trazer mudanças financeiramente positivas para o hospital.

O descarte responsável dos resíduos hospitalares é importante devido seu alto potencial de contaminação para seres humanos e meio ambiente. Luciane Dinair Araujo, Coordenadora da Unidade de Serviço de Resíduos Sólidos, destacou a importância desse número. “Primeiramente, para o meio ambiente, pois significa um impacto ambiental menor. Em segundo lugar, significa também um impacto financeiro menor para o hospital.”


Em 2023, o HUT descartou um total de 278.753 kg de resíduos hospitalares. Todo esse material é recolhido por uma empresa terceirizada, que se encarrega de dar a correta destinação, seguindo as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além dos resíduos hospitalares, o HUT também se dedica a encontrar soluções sustentáveis para outros tipos de resíduos gerados. No ano passado, o hospital reutilizou e reciclou 767 kg de papel branco e reciclou 15.545 kg de papelão. Resíduos orgânicos, lâmpadas de LED e vidros são doados para instituições parceiras, fortalecendo o compromisso com a comunidade e o meio ambiente.

Essa conquista reflete o comprometimento contínuo do HUT com práticas sustentáveis e ambientalmente responsáveis, enquanto é fornecido serviços de saúde à comunidade.