Equipe gestora e professoras do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cíntia Medeiros, localizado na zona Sudeste de Teresina, estão realizando até a próxima sexta-feira (09), a Semana Pedagógica que define o planejamento para o ano letivo de 2024. Durante esse período são abordados assuntos referentes à organização do trabalho pedagógico, acolhida aos alunos, as temáticas do cotidiano escolar, além de orientações que visam à melhoria na qualidade de ensino.
Na programação, aula de defesa pessoal feminina, com a especialista em segurança feminina, Camila Rocha; orientações sobre primeiros socorros (teoria e práticas), com a equipe do corpo de bombeiros; oficina sobre Língua Brasileira de Sinais (Libras) com a participação da especialista, professora Noélia Matos; e diálogo sobre educação inclusiva. A ação é um momento de planejar as melhores estratégias para a manutenção da qualidade dos serviços oferecidos pela unidade de ensino, pensando na aprendizagem com equidade, focada principalmente nos estudantes que mais precisam, entendendo a escola como espaço de acolhimento e de respeito às diversidades.
Segundo a diretora do CMEI Cíntia Medeiros, professora Mayara Camila, durante a Semana Pedagógica os educadores se apropriam da Proposta Pedagógica e do regimento escolar, assistem palestras e fazem discussões em grupo. “É uma oportunidade para os docentes discutirem questões sobre a escola e especialmente um momento para receber novas informações que visam a melhoria na qualidade de ensino”, comenta a gestora.
É na Semana Pedagógica que são realizados o planejamento das atividades, a revisão do projeto político-pedagógico, o exame do regimento interno, o planejamento das avaliações, o ordenamento do espaço escolar, a montagem das turmas e a lotação dos professores.
As ações realizadas ao longo do ano letivo estão diretamente relacionadas ao bom planejamento e ao engajamento coletivo dos profissionais envolvidos no processo educacional, especialmente as que são discutidas na Semana Pedagógica da Rede Municipal de Ensino.